Eleições

Eleições 2020: Quatro nomes devem disputar prefeitura em Lauro de Freitas

Montagem/BNews
A atual chefe do executivo municipal e a deputada estadual Mirela são os nomes com maior evidência  |   Bnews - Divulgação Montagem/BNews

Publicado em 26/06/2019, às 14h42   Pedro Vilas Boas


FacebookTwitterWhatsApp

As convenções partidárias são realizadas somente no ano eleitoral, porém, os eleitores de Lauro de Freitas já podem levar em consideração quatro nomes que devem disputar a prefeitura do município em 2020. Estão na corrida a atual prefeita, Moema Gramacho (PT), Mirela Macedo (PSD), Gustavo Ferraz (PV) e Teobaldo Costa (Sem partido).

A atual chefe do executivo municipal e a deputada estadual Mirela são os nomes com maior evidência ventilados para as próximas eleições no município. Antes aliadas, a visibilidade se dá principalmente pelo conflito público que as duas protagonizaram, que resultou no rompimento da relação entre PSD e PT em Lauro de Freitas.

O imbróglio envolvendo as duas teve início após o governador Rui Costa (PT) visitar o município em abril e, segundo Mirela, não ter sido convidada pela prefeita para comparecer ao evento. O conflito culminou com exonerações de secretários ligados à deputada.

Em entrevista à BNewsTV, Moema comentou brevemente sobre as eleições de 2020, quando afirmou que esperava uma atitude "madura", como mesmo definiu, de Rui. "Ele tem sabedoria suficiente pra agir de forma madura. Ele é um político muito experiente, tenho certeza que ele vai fazer da melhor forma possível. Espero que a deputada tenha também consideração do papel que representa no estado. Espero que ela saiba que o rompimento dela não foi algo a ser feito", alfinetou.

Apesar do presidente estadual de seu partido, senador Otto Alencar, apoiar sua candidatura, Mirela ainda não confirmou sua decisão a aliados, justamente pela postura do governador Rui Costa, que, desde o início do conflito entre a deputada e a prefeita, não se posicionou sobre o assunto. Há um receio de que ele interceda na disputa. Ambos os partidos integram a base do governo do estado.

"Ele [Otto] falou que não tem nenhum tipo de problema, que posso ser candidata em Lauro de Freitas", comentou Mirela ao BNews. Segundo ela, ainda faltam algumas "costuras" serem feitas. ""Algumas lideranças políticas, partidos políticos de Lauro têm me procurado pra falar sobre 2020", disse, na ocasião.

"Seguir em frente"

Após ter seu nome envolvido em um escândalo de propina, que levou o ex-ministro Geddel Vieira Lima à prisão, e a Justiça o inocentaria mais tarde, o advogado Gustavo Ferraz (PV) agora quer seguir em frente, disputando a prefeitura de Lauro de Freitas em 2020.

Quando questionado sobre o próximo ano, o ex-diretor geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal) vê como concorrente direito a chapa liderada pelo dono do Grupo Atakarejo, Teobaldo Costa (Sem partido), que ainda conta com Mateus Reis (Cidadania) como vice.

Informações de bastidores revelam que o vice na chapa com Ferraz deve ser um importante empresário do comércio local de Lauro de Freitas, para contrapor Teobaldo com um discurso de que empresários como ele comportam-se como predadores contra os comerciantes menores.

Mas reserva tempo para críticas a atual gestora. " É inevitável, ao fazer uma análise da atual situação do município, você não descorrer sobre a pessoa que mais tempo ficou sentada na cadeira da prefeitura", explicou ao BNews.

Moderado x incisivo

Em entrevista ao BNews, Teobaldo comentou sobre 2020 com cautela, com um discurso moderado, atrás de alianças com siglas de diferentes posições no espectro político. "Todos me chamam, todos querem que eu me filie", afirmou.

O empresário explicou que, entre os convites que recebeu, a filiação ao partido NOVO chama atenção. "Me identifico muito com os princípios do NOVO, mas ainda não estou filiado a ele nem a nenhum partido. Tem gente boa em todos os partidos", acredita.

Porém, a postura do dono do Atakarejo distoa do discurso de seu provável vice, Mateus Reis. "Meu pensamento é tirar o PT daqui. Não só pela questão partidária, mas pela péssima gestora que nós temos", alfinetou.

Mais reservado, Teobaldo não dedica muito tempo para dissertar sobre seu aliado na chapa. Já Mateus afirmou que os dois são "a mesma pessoa". "O que ele pensa, é o que eu penso. Eu e Teobaldo estamos como se fosse a mesma pessoa. Teobado é Mateus, Mateus é Teobaldo", cravou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp