Eleições

Empreiteiras investem pesado

Publicado em 03/11/2010, às 21h30   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Deu na coluna de Lauro Jardim, no site da revista Veja.

Oficialmente, OAS, Camargo Corrêa, Odebrecht, Votorantim, Andrade Gutierrez, Queiroz Galvão, Delta e Serveng-Civilsan doaram 237 milhões de reais para campanhas nestas eleições.

Segundo informações registradas até agora pela Justiça Eleitoral, as empreiteiras e suas subsidiárias despejaram recursos a praticamente todos os partidos políticos (menos os de extrema esquerda) e para todos os cargos em disputa.

Do total de todas as doações de empreiteiras somadas até o final da manhã, 155 milhões de reais foram repassados por meio dos comitês financeiros ou das direções partidárias. Esse valor representa 65% das doações feitas pelas sete construtoras na campanha.

A Queiroz Galvão, com 46,9 milhões de reais, é a primeira colocada em doações por esse formato. Logo em seguida vem a Camargo Correa, com 44 milhões, e Andrade Gutierrez, com 41 milhões.

Até as eleições passadas, doadores que repassavam recursos a partidos e comitês não eram obrigados a identificar para quais candidatos se destinavam tais repasses – o que criava uma espécie de doação oculta. Apesar da insistência das empreiteiras em doar por essa via, o TSE acabou com a prática.

Os dados sobre as doações das empreiteiras são parciais, porque nem todos os candidatos prestaram contas à Justiça Eleitoral até agora. Quem disputou o segundo turno tem até o dia 30 para apresentar a lista de financiadores. Dilma e Serra, por exemplo, ainda não entregaram ao TSE suas prestações.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp