Eleições

Pelegrino volta a dizer que “está no banco de reservas” para às eleições de 2020

BNews/Roberto Viana
Ao BNews, o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano disse que deseja colaborar para construção de uma candidatura vitoriosa à prefeitura de Salvador   |   Bnews - Divulgação BNews/Roberto Viana

Publicado em 10/12/2019, às 10h10   Samuel Barbosa/Marcos Maia


FacebookTwitterWhatsApp

Mais uma vez questionado sobre sua participação nas eleições municipais do próximo ano, o deputado federal licenciado e secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Nelson Pelegrino voltou a recorrer a alegoria futebolística ao dizer que "está no banco de reservas".

Durante assinatura da ordem de serviço para a implantação do Veículo Leve de Transporte (VLT), o petista voltou a afirmar que seu compromisso com o governador Rui Costa é de permanecer no quadro de secretários até o seu final e que pretende honrar este acordo.

"Agora, é como eu já disse: o governador Rui Costa é o nosso Jorge Jesus. Ele é o técnico. Ele é quem escala", disse ao BNews, referenciando o homem por trás do time do Flamengo vencedor da Taça Libertadores deste ano. 

Ele acrescenta que está na torcida pelos jogadores em campo, e que deseja ajudar o governador a construir uma candidatura vitoriosa ao Palácio Thomé de Souza. 

Em pesquisa realizada pelo Real Time Big Data, e divulgada na última segunda-feira (9), Pelegrino aparece como o segundo nome com maior rejeição (8%), atrás neste quesito apenas do deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante).

Embora esteja no banco de reservas, o secretário novamente afirma que o sonho de ser prefeito de salvador segue vivo. "É uma missão que eu tenho e pessoal até brinca que eu sou o prefeito do estado, e é com essa missão que eu vou trabalhar por Salvador", brincou.

Ele conta que o governador orientou que ele acompanhe todas as obras relativas a encostas, assim como futuras intervenções no Metrô da cidade e VLT. Da mesma maneira, Pelegrino diz que dará atenção especial ao tema do descarte de resíduos sólidos. 

"Em breve estaremos conversando com os consórcios e apresentando uma solução para o governador bater o martelo", disse. 

Questionado se acreditava que a rejeição ao partido dos trabalhadores poderia ser um obstáculo a um futuro candidato a prefeito pela legenda, Pelegrino lembrou da vitória de Rui no ano passado em 1° turno. 

Para ele, assim como o ex-presidente Lula, o governador do estado já é uma figura maior que o PT. Na avaliação do secretário, a legenda conta com o apoio incondicional de 30% da sociedade; pouco menos que isso comunga do antipetismo; e o restante, 40%, está em busca de uma alternativa.

O que classificou como "bolsonarismo raiz" representa cerca de 10% ou 12 %, mas acredita que no "antipetismo" existe uma parcela dos apoiadores do atual presidente. "O nosso grande desafio é conquistar a maioria desses 40%, dialogar com estes 40%.

Acho que o governador Rui Costa, com muita competência fez isso aqui na Bahia e acabou com 76% dos votos no primeiro turno", recorda. Ele também avaliou o atual governo como "desastroso", uma vez que tem priorizado governar para sua base de apoiadores e que "todos os dias ataca a democracia". 

Em sua avaliação, o atual governo é um condomínio que reúne rentistas, banqueiros brasileiros e estrangeiros, grandes grupos de mídia, os setores "mais retrógrados do agronegócio e o punitivíssimo penal "de expressão jurídica". "Ele se sustenta na base de fake news mas com o tempo vem perdendo popularidade", disse.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp