Eleições

Nota pública do TSE

Publicado em 05/11/2010, às 15h32   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski enviou nota à imprensa sobre as eleições 2010.

Confira na integra:

No último domingo, 31 de outubro de 2010, realizamos com pleno sucesso a maior votação eletrônica do mundo. Durante nove horas, os eleitores brasileiros localizados no território nacional e em diversos países puderam exercer o seu direito de escolher aqueles que nos governarão pelos próximos quatro anos, em um clima de paz e tranqüilidade, por meio de processo eleitoral moderno, transparente e democrático. E, mais, cerca de uma hora depois do encerramento da última urna, foi possível ao TSE anunciar o resultado do pleito.

Creio ser minha obrigação compartilhar este sucesso com os dedicados servidores da Justiça Eleitoral, que se devotaram, de forma incansável e competente, à tarefa de auxiliar na organização das eleições e apuração dos votos.

Estendo também os meus cumprimentos aos mais de 2 milhões de mesários, que trabalharam com dedicação e desprendimento para receber condignamente os eleitores nas seções eleitorais.

Meus agradecimentos dirigem-se ainda a todos os magistrados que desempenharam a relevante função de juiz eleitoral neste pleito, e que não mediram esforços para que a vontade popular pudesse encontrar expressão de forma mais livre possível.

Agradeço igualmente aos Ministros desta Corte, bem como aos Presidentes e demais membros dos TREs, o esforço que despenderam para cumprir com invulgar proficiência o seu dever funcional, prestando uma jurisdição plena e célere, inteiramente consentânea com a dinâmica do processo eleitoral.

Destaco ainda o importante papel desempenhado pelo Ministério Público Eleitoral, no exercício de suas competências constitucionais, que contribuiu decisivamente para impedir que o pleito fosse contaminado por práticas ilegais e abusivas.

Não poderia também deixar de ressaltar o importante papel dos nobres advogados, que defenderam com zelo e denodo os seus representados perante as cortes e juízes eleitorais em todo o país.

Às emissoras de rádio e televisão, especialmente àquelas integrantes do pool coordenado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) transmito meus cumprimentos pela eficiência e o profissionalismo que demonstraram na geração e veiculação da propaganda eleitoral e da campanha de esclarecimento ao eleitor.

Ressalto, por fim, o relevante trabalho desenvolvido pelas Forças Armadas e pela Polícia Federal e demais órgãos policiais, que muito contribuíram para a pacificação geral dos ânimos e para garantir a segurança dos eleitores e integrantes da Justiça Eleitoral.

Reiterando os meus agradecimentos, lembro que, mal terminada a árdua tarefa que acabamos de enfrentar, já nos cumpre recomeçar o trabalho de preparação das próximas eleições. Boa sorte a todos!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp