Eleições

Fabya Reys avalia encontro para definir pré-candidato do PT: "Tática eleitoral"

Roberto Viana/ BNews
Secretária e um das pré-candidatas do partido afirmou que respeita a decisão, mas entende que prévias uniria um número maior de militantes  |   Bnews - Divulgação Roberto Viana/ BNews

Publicado em 21/02/2020, às 17h49   Pedro Vilas Boas e Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

Secretária de Promoção da Igualdade Racial e um dos nomes que integram a lista de pré-candidatos do PT, Fabya Reis avaliou a decisão do partido de escolher o representante por meio de um encontro no dia 14 de março, ao invés de realizar as prévias.

Segundo Fabya, a escolha levou em consideração o "cenário dos adversários", sendo assim, portanto, uma "tática eleitoral". A secretária reafirmou o seu "respeito" à decisão e explicou que cada processo tem as suas características. No caso das prévias, apesar de levar mais tempo, envolveria um "maior número de militantes" petistas.

"A executiva entendeu que esse era um formato que significava uma vantagem, uma tática eleitoral considerando também o cenário dos adversários. Eu respeito essa decisão sempre entendendo que cada um dos processos tem suas particularidades. As prévias demandariam ainda mais tempo, mas envolveria, em contrapartida, um maior número de militantes, é legítima, mas o encontro também nos dá esse ganho do ponto de vista da composição da tática eleitoral. Vamos seguir essa orientação e seremos gloriosos", deseja Fabya.

Dentro do partido é nítida uma divisão entre os que preferiam as prévias ao encontro, uma vez que ao menos três nomes, incluindo Fabya, Robinson Almeida e Major Denice, pleiteiam a pré-candidatura. O mais recente aceno do governador Rui Costa (PT) foi à policial militar, criadora da Ronda Maria da Penha. 

A escolha por meio de um único encontro pode, em tese, beneficiar Major Denice, que é um nome "de fora" da sigla. Por sinal, ela ainda não está filiada. Fabya fez elogios à militar, que diz ter conhecido pessoalmente e trabalhado junto durante a formulação da Ronda Maria da Penha, na época em que era chefe de gabinete da Secretaria de Política para Mulheres.

Enquanto o dia 14 de março não chega, Fabya aproveita o Carnaval para botar a cara na rua. Nesta sexta-feira, a secretária marcou presença na tradicional saída do bloco Olodum. Ela enalteceu o bloco-afro e parabenizou pela escolha do em celebração aos 40 anos de Olodum: "Mãe, Maria, Mulher".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp