Eleições

Salvador tem recorde de candidatos a prefeito dos últimos 16 anos; veja nomes e coligações

Imagem Salvador tem recorde de candidatos a prefeito dos últimos 16 anos; veja nomes e coligações
Número só é inferior ao da eleição de 2004, quando a capital registrou 10 candidatos  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 15/09/2020, às 20h03   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

A eleição em Salvador promete ser movimentada em 2020, com oito candidaturas: Bruno Reis (DEM), Pastor Sargento Isidório (Avante), Olívia Santana (PCdoB), Major Denice Santiago (PT), Cezar Leite (PRTB), Bacelar (Podemos), Hilton Coelho (PSOL), Celsinho Cotrim (PROS). O número só é inferior ao da eleição de 2004, quando a capital registrou 10 candidatos.

As coligações já estão postas na mesa. Bruno deverá ir com 15 legendas, tendo a maior base de apoio: além do Democratas, o candidato conta com o apoio de MDB, PSDB, Republicanos, PDT, PL, PTB, PSL, DC, PSC, Solidariedade, Cidadania, Patriota, PMN e PV. Isidório, por sua vez, sairá com Avante e PSD. Os outros candidatos que firmaram alianças são Olívia (PCdoB e PP), Denice (PT e PSB), Bacelar (Podemos, Rede e PTC). Sairão com chapa pura Cezar, Celsinho e Hilton.

O prazo da realização das convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher os candidatos termina nesta quarta-feira (16). A Emenda Constitucional nº 107/2020 adiou a data da votação e alterou o calendário eleitoral em função da pandemia de Covid-19. 

Todos os prazos eleitorais previstos para o mês de julho foram prorrogados em 42 dias, proporcionalmente ao adiamento da votação. Assim, as convenções partidárias que aconteceriam de 20 de julho a 5 de agosto foram transferidas para o período de 31 de agosto a 16 de setembro.

A campanha tem início no dia 27 de setembro. Nessa data começa a propaganda eleitoral, inclusive na internet. Já o horário eleitoral gratuito nas rádios e TVs começa apenas no dia 9 de outubro. O 1º turno das eleições acontece no dia 15 de novembro. O 2º turno, onde houver necessidade, ocorre no dia 29 de novembro.

Acompanhe a cobertura completa das Eleições 2020 na página especial do BNews

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp