Eleições

Raio-X: PSD reúne maioria de candidatos inscritos no TSE para disputa de eleições municipais na Bahia

Agência Brasil
Candidaturas ainda precisam ser aprovadas pelo Tribunal Superior Eleitoral; veja detalhes  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 29/09/2020, às 09h43   Yasmin Garrido


FacebookTwitterWhatsApp

Dos 40.766 inscritos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tentar disputar as eleições municipais na Bahia, 12,4% são do Partido Social Democrático (PSD), o equivalente a 5.040 registros de candidaturas. A legenda lidera o ranking estadual, seguida de PP (10,2%), PT (9,3%), DEM (6,8%) e PSB (6,4%).

Os dados estão disponíveis no site do TSE e foram analisados, nesta terça-feira (29), pelo BNews. Ao realizar o cruzamento de vagas por partido e cargos por partido, é possível perceber que 92% dos filiados ao PSD vão tentar disputar um cargo no legislativo baiano. A sigla tem o maior número de candidatos a vereador inscritos.

Já os registros para prefeito somam 243 nomes, enquanto os de vice reúnem 158 candidaturas que ainda não foram aprovadas pela Justiça Eleitoral. Os números mostram que o PSD também encabeça a lista dos que mais inscreveram candidatos às prefeituras baianas e ao cargo de vice-prefeito.

Lanterna
O partido que menos registrou candidatura junto ao TSE neste ano, na Bahia, foi o PCB, que terá apenas um candidato a vereador na capital baiana, em caso de aprovação pelo tribunal. A mesma coisa acontece no cenário nacional, com a legenda em último lugar entre as que pediram registro de candidatura, com 76 nomes.

Na Bahia, acima do PCB estão PSTU (3), PCO (4) e UP (12). Já em Salvador, o NOVO também integra a lista das siglas que menos registraram candidatos para a disputa eleitoral de 2020, com 16 concorrentes, todos visando uma cadeira na Câmara de Vereadores.

Salvador
Ao se fazer um raio-x dos partidos que têm candidatos à Prefeitura de Salvador, o Pros, de Celsinho Cotrim, lidera a lista, com 87 nomes inscritos para o pleito deste ano, sendo 85 para a disputa do legislativo.

Em seguida aparecem o Avante, de Isidório, e o Podemos, de Bacelar, empatados, com 67 candidaturas, sendo que ambos têm 65 nomes na tentativa de disputa do legislativo municipal.

Já o PCdoB, da candidata Olívia Santana, colocou 65 nomes para tentar disputar as eleições municipais, sendo 64 para o legislativo. O quinto partido do ranking é o Democratas, que tem na disputa pelo executivo municipal o candidato que lidera as pesquisas, Bruno Reis, atual vice-prefeito da capital baiana. São 61 inscritos, sendo 60 postulantes ao cargo de vereador.

O PT, partido da candidata Major Denice, da base do governador Rui Costa, inscreveu ao TSE também 61 nomes, sendo 60 para o legislativo. O partido de Hilton Coelho, Psol, tem 40 candidatos registrados junto à Justiça Eleitoral para tentar as eleições em Salvador.

Os últimos da lista são o PRTB, de Cezar Leite, com 32 inscritos, e o PCO, de Rodrigo Pereira, com 3 nomes. É importante ressaltar que, até o momento, nenhum dos candidatos da Bahia tiveram a candidatura homologada pelo Tribunal Superior Eleitoral e, portanto, precisam aguardar o deferimento do registro junto à Justiça.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp