Eleições

Ibope: Mesmo com candidato bem avaliado, Neto evita comemorar pesquisa: "A escolha é do povo"

Dinaldo Silva/BNews

Porém, Neto admitiu que seu grupo inicia a campanha bem e fala em "humildade"

Publicado em 05/10/2020, às 20h10    Dinaldo Silva/BNews    Samuel Barbosa e Pedro Vilas Boas

O atual prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), evitou comemorar a pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (5), que aponta seu indicado, Bruno Reis (DEM), liderando com 42% das intenções de voto.

"Eu respeito todas as pesquisas, no entanto, a gente sabe que a pesquisa principal, ela se dá quando as urnas são abertas, os votos são contados, e que a gente tem a escolha do povo", disse, em entrevista ao BNews.

Porém, Neto admitiu que seu grupo inicia a campanha bem e fala em "humildade". "Claro que a gente começa a campanha com o clima muito bom, a gente começa com muita confiança, isso é fundamental. Agora, humildade, pé no chão, consciência de que tem muito trabalho pela frente", completou o prefeito de Salvador.

A pesquisa

Pesquisa Ibope/TV Bahia desta segunda aponta Bruno Reis (DEM) como favorito na disputa pela prefeitura de Salvador. O levantamento ouviu 602 pessoas, entre 29 de setembro e 5 de outubro. O nível de confiança é de 95% e margem de erro de 4 pontos percentuais.

O estudo mostra, no cenário estimulado - quando os nomes dos candidatos são citados -, Reis com 42%. Pastor Sargento Isidório (Avante) tem 10%; Olívia Santana (PCdoB) e Major Denice Santiago (PT) aparecem empatadas com 6%; Bacelar registra 5%; Cézar Leite (PRTB) tem 3%; Hilton Coelho (PSOL) 2%; enquanto Celsinho Cotrim (PROS) não pontua, e Rodrigo Pereira (PCO) registra 1%.

Brancos e nulos somam 17%. Não souberam ou não responderam, 8%.

Já na pesquisa espontânea - quando os nomes dos postulantes não são citados -, Bruno Reis aparece com 29%; Isidória registra 4%; Denice tem 3%; Cézar Leite aparece com 2%; Bacelar, Hilton Coelho e Olívia empatam com 1%. Celsinho Cotrim e Rodrigo Pereira não pontuaram.

Brancos e nulos somam 19%, enquanto 35% não souberam ou não responderam.

Os resultados da pesquisa eleitoral de intenção de voto estão registrados no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BA-03105/2020 para o cargo de prefeito para as eleições municipais de 2020 em Salvador, de acordo com a Resolução-TSE n.o 23.800/2019.

Matérias relacionadas

Ibope: Isidório é o candidato mais rejeitado pelo eleitorado

Ibope: ACM Neto é melhor avaliado do que Rui em Salvador; veja os números

Classificação Indicativa: Livre