Eleições

Nazaré tem cinco nomes na disputa pela Prefeitura; confira detalhes

Agência Brasil
Candidato eleito terá de se preocupar com os números da educação básica  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 06/10/2020, às 09h03   Yasmin Garrido


FacebookTwitterWhatsApp

A cidade de Nazaré, no Recôncavo baiano, tem cinco candidatos na disputa pela Prefeitura neste ano, sendo que a atual gestora, Eunice Barreto (DEM), também está na briga pela reeleição. Ao lado dela estão Anísia Melhor (PDT), Bruno Vaz (PV), o ex-prefeito Miltinho (PSD) e Professor Hipólito de Britto (Psol), todos com a candidatura aguardando deferimento pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De acordo com dados mais recentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Nazaré alcançou, no ano passado, 5,2 pontos nos anos iniciais (1º ao 4º ano do Ensino Fundamental) e 4,4 nos anos finais (5º ao 9º ano do Ensino Fundamental), ambos abaixo da média nacional, que foi de 5,68 e 4,46, respectivamente.

Além disso, segundo dados do Inep, entre os alunos que frequentam os anos iniciais do Ensino Fundamental na rede municipal de Nazaré, 15% apresentavam distorção idade-série em 2019, ou seja, estavam mais de dois anos atrasados em relação à série adequada à idade. Já nos anos finais do Ensino Fundamental, 34% dos alunos apresentavam distorção, sendo a média no país de 29,95%.

Isso indica que o novo gestor eleito em novembro terá de se preocupar com os números da educação em Nazaré, para reverter os últimos resultados do Ideb, bem como encontrar uma solução para o problema da distorção idade-série. Apesar de esta ser uma questão presente em outras cidades baianas, as médias de Nazaré se mostraram abaixo dos parâmetros nacionais nestes dois quesitos.

Propaganda antecipada
A atual prefeita de Nazaré, Eunice Barreto, foi condenada pela Justiça Eleitoral a remover publicações nas redes sociais que foram enquadradas como propaganda antecipada. A decisão, de 21 de setembro, aconteceu em ação movida pelo PSD, partido do ex-prefeito Miltinho, que também disputa a vaga de gestor municipal.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp