Eleições

Vitória da Conquista: Zé Raimundo usa Rui e 'eleitor arrependido' contra Herzem, que exalta próprias ações em propaganda eleitoral

BNews
De acordo com pesquisa A Tarde/Potencial Pesquisa, realizada entre os dias 24 e 29 de setembro, o ex-prefeito Zé Raimundo (PT) e o atual, Herzem Gusmão (MDB), estão empatados tecnicamente  |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 09/10/2020, às 19h42   Pedro Vilas Boas


FacebookTwitterWhatsApp

Com a eleição polarizada entre o principal candidato da oposição, Zé Raimundo (PT), e o atual prefeito, Herzem Gusmão (MDB), os eleitores de Vitória da Conquista acordaram na manhã desta sexta-feira (9) com tons de campanha distintos: se por um lado a narrativa era "vender" que o eleitorado está arrependido, por outro, o atual gestor escolheu falar de suas próprias ações.

O candidato petista reservou quase um minuto de sua propaganda na TV - de um total de três minutos e vinte e um segundos - para declarações de supostos eleitores arrependidos de terem votado no emedebista no último pleito, em 2016.

"Gente que se decepcionou com uma escolha feita há quatro anos. Se você também tem esse mesmo sentimento, saiba que você não está só. Na verdade, o que sinto na cidade é que os insatisfeitos são maioria", diz Zé Raimundo.

Logo depois, tem início o jingle com o slogan "Vem, Zé". O governador da Bahia, Rui Costa (PT), também aparece "chamando" o ex-prefeito de Vitória da Conquista.

Saldo da gestão

Já Herzem Gusmão reservou os três minutos e nove segundos da propaganda na TV para exalter ações da prefeitura nos últimos quatro anos.

"A autoestima hoje nós sentimos que está elevada. Quero agradecer a Deus a generosidade do povo de Conquista, a compreensão", diz o emedebista durante a peça.

Também aparecem depoimentos de eleitores que estariam satisfeitos com a condução de Herzem no cargo. Ele indica que nos próximos programas vai seguir o mesmo tom, apresentando outras conquistas.

Intenção de voto

De acordo com pesquisa A Tarde/Potencial Pesquisa, realizada entre os dias 24 e 29 de setembro, o ex-prefeito Zé Raimundo (PT) e o atual, Herzem Gusmão (MDB), estão empatados tecnicamente.

Segundo o levantamento, o petista tem 34% das intenções de voto, contra 29% do emedebista. A margem de erro da pesquisa é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. Na sequência, está o vereador David Salomão (PRTB), com 9%. Depois, aparecem Maris Stella (Rede) e Cabo Herling (PSL), cada um deles com 2%; além de Romilson Filho (PP) e Professor Ferdinand (PSOL), com 1% cada.

Salomão não teve direito à propagando eleitoral em TV e rádio, já que não cumpre o critério estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A representatividade dos partidos políticos na Câmara dos Deputados serve de base de cálculo para a distribuição do tempo da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão nas Eleições 2020.

Conforme a Portaria TSE nº 722/2020, a legenda com mais representatividade é o Partido dos Trabalhadores (PT), com 54 deputados federais eleitos em 2018 e que serão considerados para a bancada do horário eleitoral.

Em seguida, o Partido Social Liberal (PSL), com 52 deputados federais, e o Progressistas (PP), com 38 parlamentares. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp