Eleições

Petistas creem em reação da Major Denice com entrada "discreta" de Lula em campanha na TV

Arquivo
Candidata do PT tem dificuldade para polarizar campanha com Bruno Reis  |   Bnews - Divulgação Arquivo

Publicado em 21/10/2020, às 19h22   Henrique Brinco e Victor Pinto



A campanha da Major Denice Santiago (PT) irá começar a explorar a imagem do ex-presidente Lula no horário eleitoral gratuito em Salvador. Segundo o BNews apurou, a crença corrente entre os marqueteiros da chapa petista é que a baiana poderá reagir positivamente com a entrada do principal líder do partido nas peças publicitárias.

Até o momento, a Major tem tido um desempenho aquém do esperado nas pesquisas de intenção de voto, aparecendo empatada tecnicamente com os candidatos Pastor Sargento Isidório (Avante) e Olívia Santana (PCdoB) e ainda longe de ameaçar a campanha com o candidato líder da disputa, Bruno Reis (DEM).

Todavia, a participação de Lula deverá ser discreta. Com processo correndo no Supremo Tribunal Federal (STF) e preso por mais de um ano em Curitiba, ele ainda divide opiniões. Até o momento, a participação dele se restringiu a um vídeo exibido na Convenção do PT, antes do início da campanha em Salvador.

"Em Salvador, a Major Denice Santiago está preparada para fazer as mudanças que o povo precisa", declarou ele em um vídeo gravado na abertura do evento realizado no dia 16 de setembro. É possível que a gravação também seja reexibida na TV. "Cuidamos com carinho de todos, onde quer que estivessem.  Na maior metrópole ou no menor município, sem discriminar ninguém. Este é o legado do PT, que nós vamos defender durante a campanha. É hora de mostrar ao povo que a partir de cada cidade do país é possível, sim, reconstruir juntos o nosso querido Brasil", disse o ex-presidente.

O protagonismo das inserções deverá continuar sendo do governador Rui Costa (PT), principal fiador da campanha da ex-comandante da Ronda Maria da Penha e apontado em pesquisas como sendo um bom transferidor de votos. Denice também não tem citado o PT e tampouco mostrado a estrela símbolo partido nas peças publicitárias. A cor vermelha tradicional da legenda também foi substituída por uma paleta mais colorida e vibrante. Apenas o número "13" das urnas continua tendo destaque.

A direção nacional do PT, por sua vez, quer que as candidaturas locais do partido defendam a anulação da condenação de Lula e a recuperação dos direitos políticos dele. "Orientamos pautar nossa propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV neste dia com homenagem a Lula, com a mensagem #AnulaSTF, pela recuperação de plenos direitos políticos para Lula! Essa deve ser uma bandeira de todos os democratas no país", diz um ofício assinado por Gleisi Hoffmann e pelo secretário de Comunicação petista, Markus Sokol. Resta saber se as campanhas locais irão acatar a orientação.

Leia também: Gilberto Gil declara apoio a Olívia Santana: "Primeira prefeita assumidamente afrodescendente"

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp