Eleições

Em 30 dias de campanha, Marcelle, Pimentel e Bacelar lideram gastos com Facebook; veja ranking

Divulgação e Câmara dos Deputados
Top 5 dos nomes que mais gastaram com impulsionamento é composto por três candidatos de Salvador e dois de Feira de Santana  |   Bnews - Divulgação Divulgação e Câmara dos Deputados

Publicado em 28/10/2020, às 18h56   Tiago José Paiva


FacebookTwitterWhatsApp

Na terça-feira (27), a campanha eleitoral chegou à marca de um mês do seu início. Neste período, candidatos de toda a Bahia que buscam uma vaga no Executivo e no Legislativo municipal usam de todos os recursos disponíveis e permitidos por lei para publicizar sua campanha. Uma das ferramentas mais importantes e utilizadas pelos postulantes são as redes sociais, em especial, o Facebook — que é dono não apenas da rede homônima, mas também do Instagram. 

O BNews, utilizando dados disponibilizados pelo Facebook, fez um levantamento evidenciando quem foram os candidatos baianos que mais gastaram dinheiro com impulsionamento na rede social. O valor somado pelos dez candidatos que mais investiram neste formato nos últimos 30 dias ultrapassa a casa dos R$ 160 mil reais.

Em primeiro lugar de gastos com impulsionamento encontra-se Marcelle Moraes (DEM), candidata à reeleição para vereadora em Salvador. Ela investiu R$ 30,08 mil reais em suas redes sociais. Fecham o pódio Dayane Pimentel (PSL), deputada federal e candidata à prefeitura de Feira de Santana, que gastou R$ 21,3 mil e Bacelar (Podemos), também deputado federal e candidato à prefeitura de Salvador, que investiu R$ 21,09 mil reais no período inicial de campanha.

Fechando o top 5 da lista de candidatos que investiram R$ 20 mil ou mais no Facebook, encontram-se Priscila Chammas (Novo), que desembolsou R$ 20,3 mil em impulsionamento e Zé Neto (PT), deputado federal e candidato à prefeitura de Feira de Santana, que gastou exatos R$ 20 mil reais para aumentar o alcance de suas publicações nos últimos 30 dias. Com exceção de Dayane Pimentel, quatro dos cinco primeiros colocados são os mesmos que gastaram mais verba para impulsionamento no Facebook no período de pré-campanha eleitoral

Completando os dez maiores gastos da lista, estão: Ivoneide Caetano (PT), candidata à prefeitura de Camaçari, com R$ 14,9 mil; Alipinho (MDB), candidato à prefeitura de Ipiaú, com R$ 14,9 mil; Zé Raimundo (PT), candidato à prefeitura de Vitória da Conquista, com R$ 12,3 mil; Bruno Reis (DEM) e Major Denice (PT), candidatos à prefeitura de Salvador, com R$ 11,4 mil e R$ 10,09 mil, respectivamente.

Confira abaixo a lista completa dos dez candidatos que mais gastaram na Bahia com impulsionamento no Facebook no período de campanha eleitoral.

1) Marcelle Moraes (DEM) — R$ 30.087,00
2) Dayane Pimentel (PSL) —  R$ 21.392,00 
3) Bacelar (Podemos) —  R$ 21.099,00 
4) Priscila Chammas (Novo) — R$ 20.352,00 
5) Zé Neto (PT) — R$ 20.000,00 
6) Ivoneide Caetano (PT) —  R$ 14.937,00 
7) Alipinho (MDB) —   R$ 14.897,00 
8) Zé Raimundo (PT) —  R$ 12.313,00 
9) Bruno Reis (DEM) —  R$ 11.403,00 
10) Major Denice (PT) —  R$ 10.094,00

SAIBA MAIS: Confira os candidatos baianos que mais gastaram com publicidade no Facebook durante a pré-campanha

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp