Eleições
Publicado em 28/10/2020, às 18h56 Tiago José Paiva
Na terça-feira (27), a campanha eleitoral chegou à marca de um mês do seu início. Neste período, candidatos de toda a Bahia que buscam uma vaga no Executivo e no Legislativo municipal usam de todos os recursos disponíveis e permitidos por lei para publicizar sua campanha. Uma das ferramentas mais importantes e utilizadas pelos postulantes são as redes sociais, em especial, o Facebook — que é dono não apenas da rede homônima, mas também do Instagram.
O BNews, utilizando dados disponibilizados pelo Facebook, fez um levantamento evidenciando quem foram os candidatos baianos que mais gastaram dinheiro com impulsionamento na rede social. O valor somado pelos dez candidatos que mais investiram neste formato nos últimos 30 dias ultrapassa a casa dos R$ 160 mil reais.
Em primeiro lugar de gastos com impulsionamento encontra-se Marcelle Moraes (DEM), candidata à reeleição para vereadora em Salvador. Ela investiu R$ 30,08 mil reais em suas redes sociais. Fecham o pódio Dayane Pimentel (PSL), deputada federal e candidata à prefeitura de Feira de Santana, que gastou R$ 21,3 mil e Bacelar (Podemos), também deputado federal e candidato à prefeitura de Salvador, que investiu R$ 21,09 mil reais no período inicial de campanha.
Fechando o top 5 da lista de candidatos que investiram R$ 20 mil ou mais no Facebook, encontram-se Priscila Chammas (Novo), que desembolsou R$ 20,3 mil em impulsionamento e Zé Neto (PT), deputado federal e candidato à prefeitura de Feira de Santana, que gastou exatos R$ 20 mil reais para aumentar o alcance de suas publicações nos últimos 30 dias. Com exceção de Dayane Pimentel, quatro dos cinco primeiros colocados são os mesmos que gastaram mais verba para impulsionamento no Facebook no período de pré-campanha eleitoral.
Completando os dez maiores gastos da lista, estão: Ivoneide Caetano (PT), candidata à prefeitura de Camaçari, com R$ 14,9 mil; Alipinho (MDB), candidato à prefeitura de Ipiaú, com R$ 14,9 mil; Zé Raimundo (PT), candidato à prefeitura de Vitória da Conquista, com R$ 12,3 mil; Bruno Reis (DEM) e Major Denice (PT), candidatos à prefeitura de Salvador, com R$ 11,4 mil e R$ 10,09 mil, respectivamente.
Confira abaixo a lista completa dos dez candidatos que mais gastaram na Bahia com impulsionamento no Facebook no período de campanha eleitoral.
1) Marcelle Moraes (DEM) — R$ 30.087,00
2) Dayane Pimentel (PSL) — R$ 21.392,00
3) Bacelar (Podemos) — R$ 21.099,00
4) Priscila Chammas (Novo) — R$ 20.352,00
5) Zé Neto (PT) — R$ 20.000,00
6) Ivoneide Caetano (PT) — R$ 14.937,00
7) Alipinho (MDB) — R$ 14.897,00
8) Zé Raimundo (PT) — R$ 12.313,00
9) Bruno Reis (DEM) — R$ 11.403,00
10) Major Denice (PT) — R$ 10.094,00
Classificação Indicativa: Livre
Bom e barato
Oportunidade
Fones top de linha
Limpeza fácil
Smartwatch top