Eleições

Após erro de cadastro, candidatas baianas viram verdadeiras ‘Matusalém’ para o TSE

Reprodução/Internet
Simone Farias, de Nova Soure, tem 1.048 anos no sistema da Justiça Eleitoral  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Internet

Publicado em 30/10/2020, às 09h53   Yasmin Garrido


FacebookTwitterWhatsApp

969 anos. Essa era a idade de Matusalém, personagem bíblico, quando morreu. São inúmeras as teorias sobre a vida longa atribuída a ele, como a questão do homem sem pecado antes de Adão e Eva, ou até mesmo a inexistência de radiação na Terra antes do dilúvio. Há quem diga, ainda, que, na verdade, ele viveu 969 meses lunares, o que daria 78 anos e meio na vida humana.

Mas, independente das teorias, neste período eleitoral, três candidatas baianas ao cargo de vereador aparecem no sistema do Tribunal Superior Eleitoral com idades de acima de 100 anos. Uma delas, Simone Farias, que concorre ao legislativo municipal de Nova Soure pelo Podemos, bateu o recorde de Matusalém ao registrar 1.048 anos de vida, de acordo com dados coletados pelo BNews, nesta sexta-feira. (30).

Além dela, Pastora Catia (MDB), de Juazeiro, e Rum, do PSB de Iraquara, têm 101 e 120 anos respectivamente, e completam a lista das candidatas baianas mais velhas nas eleições deste ano, segundo registro feito junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Claro que tudo não passou de um equívoco, ainda não corrigido, no momento de preenchimento dos pedidos de candidatura, que não inviabilizou a aprovação dos pedidos pela Justiça Eleitoral. As três postulantes ao legislativo municipal estão aptas a disputar as eleições de 2020.

No caso de Simone, quem preencheu o cadastro digitou 0972 como o ano de nascimento, quando a data oficial é 30 de novembro de 1972. A candidata, portanto, vai completar 48 anos no próximo mês. A mesma coisa aconteceu com Rum, que no registro do TSE aparece como nascida em 1900, portanto, com 120 anos. No entanto, a data correta é 4 de maio de 1974, tendo ela 46 anos.

O caso de Pastora de Catia é o mesmo, erro no momento do preenchimento dos dados junto ao Tribunal Superior Eleitoral. O BNews tentou encontrar a idade da candidata com uma simples busca no Google, mas em todos os links relacionados às eleições deste ano, ela aparece com 101 anos de vida. 

Então, a equipe teve acesso ao pedido de registro de candidatura, bem como à cópia dos documentos da candidata anexada aos autos, e descobriu que, na verdade, ela nasceu em 9 de novembro de 1979, e está prestes a completar, portanto, 41 anos.

Brincadeiras à parte, a maioria dos candidatos baianos inscritos para as eleições deste ano possui entre 40 e 44 anos, sendo 94% deles postulantes ao cargo de vereador. Em seguida estão os candidatos com idades entre 45 a 49 anos, seguido de 35 a 39 anos. Portanto, segundo dados do TSE, 49,3% dos inscritos para a disputa eleitoral de 2020 possuem entre 35 e 49 anos, totalizando 20.509 postulantes dentro desta faixa etária.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp