Eleições

Lauro de Freitas 2024: O que pensam os candidatos à prefeitura sobre Educação

Montagem BNews
Ainda serão publicadas as expectativas dos candidatos para Segurança Pública, Emprego e Renda, Mobilidade e Infraestrutura, além de Cultura e Turismo  |   Bnews - Divulgação Montagem BNews

Publicado em 06/11/2020, às 16h17   Pedro Vilas Boas


FacebookTwitterWhatsApp

Reconhecido como um dos pilares para uma gestão bem sucedida, o investimento em Educação é o tema desta edição da série Cidades 2024, para Lauro de Freitas. Os candidatos à prefeitura enviaram ao BNews expectativas para a área em um hipotético último ano de governo.

Ainda serão publicadas as expectativas dos candidatos para Segurança Pública, Emprego e Renda, Mobilidade e Infraestrutura, além de Cultura e Turismo.

Confira abaixo como os candidatos à prefeitura de Lauro de Freitas esperam que a cidade esteja em 2024, no hipotético último ano de governo:

Felipe Manassés (PROS): 

Tão importante quanto a saúde é a educação, eu acredito que a mudança das pessoas só é possível com a busca do conhecimento de qualidade, portanto,  iremos aumentar o investimento na educação infantil com a ampliação de vagas pautadas no continuo crescimento da qualidade, com garantia da oferta a todas as crianças de quatro a cinco anos e ampliação na faixa de zero a três anos, assegurar o acesso à educação inclusiva das Pessoas com Deficiência para garantir a aprendizagem de todos os alunos na escola regular, fortalecer a formação dos professores e criar uma boa rede de apoio entre alunos, docentes, gestores escolares, famílias e profissionais de saúde que atendem as crianças com Deficiência.

Marcello Santana (MDB):

Não posso falar de educação pública de qualidade sem a participação da família no seio escolar. Implantarei as escolas de tempo integral, a  Escola dos Cadetes Mirins retornará nas conformidades como ECA, farei parceria com a Policia Militar do Estado da Bahia para implantar uma unidade escolar no município e através de parceria com o governo federal traremos as escolas cívico militares para a Itinga, Centro, Portão, Vida Nova e Areia Branca.  

Reabrirei o turno noturno nas escolas municipais onde criaremos o Projeto Profissionaliza que vai impulsionar uma nova elite de profissionais para a construção civil, um dos sustentáculos da nossa economia. Todas as escolas serão abertas aos fins de semana e ofereceremos à comunidade esporte, iniciação ao teatro, dança, cultura popular e reforço escolar.

Mauro Cardim (PTB):

Partidarizaram a política pública para a Educação do nosso município, de tal forma, que o alunato deixou de ser prioridade durante a última década, especialmente nos últimos quatro anos, quando a gestão escolheu “ A cidade educadora” como slogan. O que vimos, foi um desastre, uma decepção.

Em nosso Plano de Governo está definida a a Educação de forma  Humanizada e Integrada, ou seja, Escola, Família, Comunidade e Poder Público, com o objetivo de promover o desenvolvimento dos indivíduos em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social e cultural e se constituir como projeto integrado e coletivo, compartilhado por crianças, jovens, famílias, educadores, gestores, poder público e comunidades locais.

Destacamos dezenas de metas capazes de redirecionar os atuais índices de desenvolvimento do ensino municipal para um patamar compatível para um município importante como é o caso de Lauro de Freitas. A Educação que queremos exige total prioridade. E terá.

Mirela Macedo (PSD): 

Em quatro anos as Unidades Sociais de Educação da Rede Educar terão feito a diferença na vida de milhares de crianças e adolescentes da nossa cidade. Com a infraestrutura e tecnologia acessível, a Rede Educar fornecerá aos estudantes, e a comunidade (durante os finais de semana), diferentes práticas educativas e socioesportivas.

A volta do Projeto Cadetes Mirins de forma melhorada fortalecerá o potencial produtivo dos nossos jovens, oferecendo diversos cursos profissionalizantes e apoiando a juventude na busca das suas próprias conquistas.

Certamente com ampliação das vagas em creches e construção de novas unidades, e o novo horário de funcionamento a partir das seis da manhã, os pais vão otimizar tempo para realizar as suas próprias demandas, inclusive terão mais acesso ao mercado de trabalho.

Moema Gramacho (PT): 

A educação vai passar por uma verdadeira revolução com os recursos do FUNDEF que conseguimos recuperar em 2019. Teremos mais 7 escolas em tempo integral, usando as estruturas esportivas, de cultura e lazer de outras escolas e equipamentos públicos, além da reforma e ampliação de todas as unidades escolares já existentes, que vão contar com quadras poliesportivas, climatização de todas as salas, wifi e cursos de robótica.

Também contaremos com mais um Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia (CEEP-TIC) no Centro, em parceria com o Governo do Estado, grandes complexos escolares em Quingoma, Capelão e Ipitanga, com creche, escola, espaço de lazer e quadra de esportes, Centros de Educação Infantil (creche e pré-escola), e a primeira Escola Municipal de Educação Quilombola e Indígena no Bairro do Quingoma para educação infantil, que também terá um complexo escolar  ensino fundamental e EJA.

Também já estará disponibilizado para todos os alunos da rede municipal tablets com acesso a internet, além da ampliação do uso da tecnologia por parte das escolas, inclusive para videomonitoramento, que poderá ser acompanhado pelos pais dos seus aparelhos celulares. Além da ampliação do número de salas multifuncionais, voltadas à alunos com deficiências motoras. 

Teobaldo (DEM): 

As crianças e a educação serão prioridade absoluta no nosso governo. Não dá para pensar o futuro de Lauro de Freitas sem cuidar das crianças. Por isso vamos garantir que 100% da rede municipal funcione em tempo integral, com reforma e modernização de escolas, material didático de qualidade e alimentação balanceada e adequada para alunos, professores e servidores.

Além disso, vamos oferecer vagas para 100% dos nossos estudantes. E com a certeza de que os filhos estarão sendo educados e bem cuidados na creche ou escola, pais e responsáveis terão a tranquilidade e oportunidade de trabalhar, estudar, se desenvolver e melhorar a vida de suas famílias.

Matéria Relacionada

Lauro de Freitas 2024: O que pensam os candidatos à prefeitura sobre Saúde

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp