Eleições

Lauro de Freitas 2024: O que pensam os candidatos à prefeitura sobre Segurança

Montagem BNews
Bnews - Divulgação Montagem BNews

Publicado em 07/11/2020, às 17h24   Pedro Vilas Boas


FacebookTwitterWhatsApp

Reclamação recorrente em toda eleição, as propostas para a Segurança de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, são destaque desta edição da série Cidades 2024, promovida pelo BNews com os candidatos à prefeitura. O objetivo é entender as expectativas dos postulantes para diferentes setores caso chegassem ao último ano de governo, se eleitos.

Confira abaixo as expectativas dos candidatos à prefeitura de Lauro de Freitas para a Segurança:

Felipe Manassés (PROS): 

As propostas que apresento para a segurança pública do município se iniciam com a elaboração de planos locais de segurança pública em todos os bairros de Lauro de Freitas e no centro com a participação da sociedade, implementando projetos como “Vizinho Solidário”; onde um conjunto de ações da Guarda Municipal em parceria com a população trabalhará na prevenção da criminalidade, implantar o Programa Guarda Municipal Amiga dos Bairros, em conjunto com os órgãos de segurança dos Governos Estadual e Federal e capacitar e especializar setores da Guarda Municipal para atendimento em escolas, fortalecendo a ronda escolar e ações nas praças da cidade.

Marcello Santana (MDB):

Lauro de Freitas é um município violento e não é por acaso que o Atlas da Violência o coloca entre os 9 mais belicosos do país em cidades de 100 mil habitantes. Vou vira essa página com investimento sociais em áreas de vulnerabilidade. Através do projeto "Minha Casa Regularizada" vou resolver a grave questão fundiária e cada pessoa terá sua escritura pública e com moradia digna (recuperação da fachada, instalação de banheiros e pintura).

Farei parcerias com igrejas e associações de moradores para proporcionar cursos de qualificação profissional para jovens. Estabelecerei uma linha direta com a Policia Militar e Policia Civil no sentido de evitar confrontos e óbitos, violência gera violência.

Promoverei políticas públicas sérias e programas de inclusão social. Nós temos que voltar a crescer e através do programa primeiro emprego e escolas de qualidade tirarei as crianças e jovens das ruas.

Mauro Cardim (PTB):

Infelizmente, nosso município está perdendo a “guerra de combate à violência, ao narcotráfico e ao banditismo” por incompetência e falta de investimentos.

Entendemos que precisamos buscar s integração da SEGURANÇA com a ORDEM PÚBLICA para a implantação de uma “Cultura de Paz” no município. Vamos criar a Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública. Não podemos continuar convivendo com os altos índices negativos de violência, que destacam negativamente Lauro de Freitas, no Estado e no Brasil.

Em nosso Plano de Governo, estudamos caminhos que não foram priorizados nas gestões passadas, sobretudo na atual, onde a Guardo Municipal, por exemplo, não foi alvo de investimentos nem tiveram a valorização devida.

Precisamos reconhecer a importância do uso inteligente do videomonitoramento de segurança e reação eficiente no combate à criminalidade. Isso sem prejuízo ao atendimento das demandas do Executivo Municipal.

Investiremos na necessidade de um planejamento metropolitano para a área de Segurança Pública. Estamos perdendo uma “guerra para a criminalidade” porque não estamos dando importância para a estratégia conjunta de combate ao crime.

Também apostamos na criação da “Patrulha Comunitária” para as ações de apoio no patrulhamento preventivo realizado pela Polícia Militar e Polícia Civil.

Fortalecer a Defesa Civil Municipal em ações preventivas, assistenciais e reconstrutivas, com objetivo de evitar ou minimizar desastres de causa natural ou não, com melhorias na estrutura administrativa e operacional.

Mirela Macedo (PSD): 

Até 2024 Lauro de Freitas será mais segura com a consolidação da rede de informações que servirá a toda a comunidade na prevenção e combate ao crime, através da ampliação do sistema de videomonitoramento, integrando as ações em parceria com condomínios, Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e empresas de segurança
privada que prestam serviço na cidade.

Em até quatro anos vamos integrar a Guarda Municipal com outras áreas, como o meio ambiente por exemplo. Será também uma Guarda Municipal qualificada para atendimento ao turista, com intensificação das rondas nas praias e calçadões da orla.

As mulheres estarão amparadas com a capacitação de agentes, o fortalecimento da Ronda Maria da Penha e a criação das Casas de Passagem.

Moema Gramacho (PT): 

Além da ampliação das ações em parceria do Governo do Estado, com mais ações integradas das polícias civil e militar, também teremos um maior número de câmeras de videomonitoramento com o Projeto de Olho no Cidadão, instaladas em equipamentos públicos e escolas, que vão se somar às 300 câmeras já em funcionamento, além de uma Guarda Municipal fortalecida, que já conta com uma nova sede, e mais capacitada, com o uso de aparatos tecnológicos, iluminação de LED em todas as vias públicas, com um elemento a mais para garantia de maior segurança, além de ações e projetos de prevenção e difusão de uma cultura de paz por meio de trabalhos sociais, educativos, culturais, esportivos e de infraestrutura, e a construção de uma base comunitária de segurança em Areia Branca, uma Delegacia da Mulher já implantada no município, teremos ainda o Conselho de Direitos Humanos e demais colegiados de proteção à vida humana fortalecidos e ainda mais atuantes.

Teobaldo (DEM): 

Nosso povo vive com medo. Nossos índices de violência estão entre os piores do estado. Vamos mudar essa situação com a integração e ampliação das centrais de monitoramento por câmeras, ampliando o olhar sobre o trânsito e os atos contra o patrimônio e o cidadão por toda a cidade.

Vamos treinar, equipar e valorizar a Guarda Municipal e intervir junto à Secretaria de Segurança Pública para ampliação do Projeto Base Comunitária e implantação de delegacias especializadas, no atendimento à Mulher, Idosos e Meio Ambiente.

Além disso, vamos cuidar da iluminação da cidade, Lauro de Freitas está no escuro e isso favorece a ação dos bandidos. Vamos garantir lâmpadas de LED por toda a cidade.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp