Eleições

Dos 'desafios' aos memes, candidatos se apropriam de linguagem das redes para conquistar o eleitorado de Salvador

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Para pesquisador, aproximação ao eleitor por meio da linguagem das mídias digitais pode ser convertida em voto  |   Bnews - Divulgação Montagem/BNews

Publicado em 10/11/2020, às 16h29   Léo Sousa


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A menos de uma semana do primeiro turno, marcado para o próximo domingo (15), as eleições municipais entraram na reta final. A essa altura, se você é eleitor em Salvador e costuma navegar pelas redes sociais, possivelmente já se deparou com alguma publicação descontraída, seja um vídeo, um "story" com filtro de Instagram ou até mesmo um meme de candidatos à prefeitura da capital.

Como o da "prefeita perfeita", paródia da "cabeleleila Leila", vídeo que faz sucesso nas redes, feito pela campanha de Olívia Santana, candidata do PCdoB na disputa.

Ou as "invasões" promovidas pela vice Ana Paula Matos (PDT) no Instagram de Bruno Reis, postulante do Democratas. Em um dos vídeos no perfil oficial do demista, ela responde comentários de usuários, um tipo de postagem comum no YouTube. 

O cientista político Joviniano Neto, doutor em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), explica que podemos comparar os impactos das redes sociais na comunicação política com o que outros meios de comunicação representaram no passado.

"A política começou muito com um estilo teatral, muito ligado ao espetáculo. Do tempo do teatro, para o tempo do panfleto, o tempo do jornal, o tempo do rádio, que já trouxe de novo a emoção, para o cinema, as linguagens foram mudando. Até chegar às redes sociais, que têm uma linguagem de mão dupla e mais sintética, mais simplificada [...] Você usa o vocabulário da época, os símbolos da época", analisa o especialista.

"[As redes sociais] são um instrumento mais potente, alcançando mais gente e mais rápido. É uma linguagem mais curta, menos sofisticada, menos analítica e distribuída mais rapidamente", acrescenta Joviniano, e pondera: "para o bem ou para o mal".

A candidata do PT, Major Denice, por exemplo, usa os stories do Instagram para se apresentar aos eleitores. Por meio de quiz, ela responde aos usuários questões pessoais como quantos anos tem de carreira na Polícia Militar, em quais bairros de Salvador já morou e até mesmo sobre a sua comida preferida.

Pastor Sagento Isidório, do Avante, utilizou a rede social para compartilhar uma coreografia do seu jingle de campanha.

Para o pesquisador da Ufba Thiago Assumpção, que estuda a relação entre memes e política, a aproximação ao eleitor por meio da linguagem usual nas redes sociais pode sim ser convertida em voto.

"Às vezes é muito mais fácil você compreender uma notícia por meio de um meme do que por meio de uma nota. E os políticos estão se valendo disso. Muitos se valem do formato do meme pra divulgar fake news... Então, é lógico que é uma estratégia muito efetiva. Uma parte da população, elas podem sim ver o meme de uma forma que o meme se torne um voto, a pessoa ser conduzida a uma decisão por um candidato", avalia.

"No fundo, o que ela acredita veio de um meme e não de uma imagem institucional que o partido constrói ou uma promessa ou cartilha de campanha, mas por meio daquilo que é produzido ou pelo público que elege aquele candidato, os meios que os próprios eleitores criam, ou os institucionais. Eu acho que sim, é uma forma de virar isso em voto. Pelos atributos dele (o meme), de facilidade de assimilação, espalhabilidade, acessibilidade... é um gênero muito comum, que pode falar para as classes mais altas até para as mais populares", acrescenta Assumpção.

TikTok

Apesar do forte apelo dos postulantes às mídias digitais, a adesão ao TikTok, rede social de criação e compartilhamento de vídeos curtos, febre entre os jovens, ainda é tímida entre os candidatos à prefeitura de Salvador.

O aplicativo chinês foi o mais baixado nas "lojas" App Store e Play Store nos últimos seis meses, segundo o site especializado em análises de performances de apps SensorTower.

Conforme levantamento feito pelo BNews, apenas Major Denice (829 seguidores), Olívia Santana (602) e Bacelar (17), têm conta ativa na plataforma.

Em mais de um vídeo no seu perfil no Tik Tok, o candidato do Podemos aparece dançando. Em outro, ele decreta: "Já sextou, gente".

@borabacelar

##Bacelar19##Vote19

♬ som original - Bacelar

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