Eleições

Barreiras: Candidato a prefeito, Dr. Marcos Pires defende mais investimentos para a saúde

Reprodução/Instagram @dr_marcospires
Durante a entrevista, o candidato disse que o setor do agronegócio pode ser um dos grandes parceiros da sua gestão  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram @dr_marcospires

Publicado em 10/11/2020, às 17h09   Samuel Barbosa



Com 40 anos, o cirurgião dentista Marcos Pires (PSC) concorre pela primeira vez à prefeitura de Barreiras, no oeste da Bahia. Marcos está há pouco mais de quatro anos na política, e recebeu o BNews em seu consultório na tarde da última quinta-feira (5). Durante a entrevista ele explicou que na última eleição municipal apoiou a chapa do atual prefeito Zito Barbosa (Democratas), mas rompeu com o grupo por entender que aquilo que tinha sido prometido em campanha não estava sendo conduzido de forma correta. 

“As pessoas que acreditaram nele viram que ali existia uma má fé. Temos mais um grupo político, novo, de pessoas sérias. Pra cidade, a oposição de Barreiras se fortalece com nossa candidatura e eu não tenho dúvida que no final das contas o barreirense é que vai ganhar com tudo isso”, disse o candidato.

Marcos ressaltou as intervenções feitas pela atual gestão na infraestrutura da cidade, mas lamentou que a saúde no município tenha sido deixada de lado. “Sabemos que o atual prefeito investiu grande parte dos nossos recursos em infraestrutura, Barreiras era uma cidade muito carente de infraestrutura, e ele por ser um engenheiro entendeu que boa parte dos recursos poderiam ser investidos em infraestrutura”, ressaltou. “Sabemos que o que foi investido em saúde aqui foi por parte do governo do Estado, a UPA, a ampliação do Hospital do Oeste e a Policlínica. Se formos eleitos, vai ter um prefeito que vai olhar para a saúde, porque saúde é prioridade. Não adianta você ter tudo sem ter saúde, entendemos que o barreirense sofreu muito nesses quatro anos por falta desse cuidado por parte do gestor”.

Agronegócio

Barreiras está localizada no Oeste do Estado, região responsável pela produção em larga escala de grãos como soja, milho, algodão, feijão, entre outros. Para o candidato, o setor do agronegócio pode ser um dos grandes parceiros da sua gestão. 

“Eles [empresas do agronegócio] já vem contribuindo com o desenvolvimento da nossa cidade, região e se encontrar um prefeito parceiro que também tenha essa visão de crescimento, de fazer com que a mão de obra que eles necessitam tanto seja qualificada. Temos que sentar, conversar, mostrar que é bom pra todo mundo, pra cidade, pro agro, pro empresário, o agronegócio é muito importante pra nossa região. Não deixa de ser uma das locomotivas do desenvolvimento não só do nosso oeste, mas de toda a Bahia”.

Coronavírus

Ainda durante a entrevista, Marcos Pires comentou a maneira como a atual gestão municipal conduziu os trabalhos durante a pandemia. Para o candidato, o prefeito demorou para entender a gravidade da pandemia.

“A atual gestão errou no momento que ela achou que a pandemia era uma brincadeira, porque veja bem, grandes partes dos nosso recursos foram direcionados para a infraestrutura, eu penso que o gestor perdeu a oportunidade de melhorar muito a nossa saúde, ampliar os nossos hospitais, ou construir novos hospitais, investir em equipamentos, em aparelhamento e entregar pra Barreiras depois da pandemia uma saúde muito melhor. Logo que começou a pandemia, nós da oposição chamamos a atenção, para desliga as máquinas, bora olhar pra saúde, era um momento bacana, o mundo olhando para a saúde porque a população vai entender, estamos vivendo uma pandemia, vamos parar aqui e direcionar tudo pra saúde, tá faltando um pouco mais de sabedoria, hoje temos uma contaminação comunitária, Barreiras tem um número fora da normalidade de casos positivos de coronavírus. Não entendemos porque os recursos não foram direcionados para a saúde. A gente sabe que esse problema da saúde de Barreiras é sabido por todos, as pessoas dormindo nas filas pra pegar ficha, a nossa saúde precisa de muito investimento”.

Demais candidatos

O BNews entrou em contato com todos os candidatos que concorrem à prefeitura de Barreiras dois dias antes da viagem. A assessoria de Tito (Avante) confirmou a entrevista com o candidato, mas pouco antes do horário marcado avisou por mensagem que não seria possível atender a reportagem por conta de compromissos na zona rural do município. 

Zito Barbosa (Democratas), que tenta reeleição, também desmarcou a entrevista pouco antes do horário marcado sob a alegação de compromissos de campanha na zona rural.

*Repórter viajou para Barreiras para cobertura das Eleições 2020

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp