Eleições

Lauro de Freitas 2024: O que pensam os candidatos à prefeitura sobre Emprego e Renda

Montagem BNews
A série Cidade 2024 é um projeto especial do BNews em que os candidatos à prefeitura de municípios baianos apresentam propostas sobre a cidade que querem governar e como essa cidade estaria, caso seja eleito, no final de seu mandat  |   Bnews - Divulgação Montagem BNews

Publicado em 12/11/2020, às 14h25   Pedro Vilas Boas


FacebookTwitterWhatsApp

Quando a próxima gestão ter início, os nomes à frente das prefeituras terão que lidar com o estrago causado pela pandemia do novo coronavírus na economia dos municípios. Alinhado aos problemas específicos de cada cidade, os gestores terão que lidar com a geração de emprego e renda.

É sobre essa área que o BNews perguntou como os candidatos à prefeitura de Lauro de Freitas querem vê-la em 2024.

Os questionamentos fazem parte da série Cidade 2024, projeto especial promovido pelo BNews com os candidatos à prefeitura de municípios baianos para apresentarem propostas sobre a cidade que querem governar e como essa cidade estaria, caso o postulante seja eleito, no final de seu mandato.

Já foram publicadas as expectativas para a Saúde, Educação e Segurança Pública.

Confira abaixo como os candidatos à prefeitura de Lauro de Freitas esperam que a cidade esteja em 2024, no hipotético último ano de governo:

Felipe Manassés (PROS):

Estimular a criação de polos de empreendimentos da economia criativa, propaganda, arquitetura, mercados de arte e antiguidades, artesanato, design, moda, filme e vídeo, software de lazer, artes, edição, jogos de computador, serviços de televisão e rádio, no centro e nos bairros, visando estimular a geração de empregos e novas oportunidades aos jovens talentos e articular com empresas locais e nacionais para reaproveitamento e reutilização de resíduos sólidos e, por fim, implementar projetos para pequenos empreendedores formais e informais com padronização de barracas em feiras livres, formação de cooperativas de compras e armazenamento, regularização como empreendedores individuais e microcrédito com pequenas parcelas e juros baixos. 

Marcello Santana (MDB):

A prefeitura tem que fazer a sua parte , por isso, através do projeto "Dê Emprego a Quem Mora Aqui" só nomearei para exercer cargos comissionados quem, efetivamente, morar no município, acabarei, portanto, com a farra dos fantasmas. 

Vou reformular a Lei da Contra Partida Social, afim de incentivar a vida de novos empreendimentos, entretanto, para mim empresário bom é quem emprega os munícipes, dessa forma, estreitarei os laços com os empresários locais afim de convencê-los sobre a importância de empregarem a mão de obra local. Incentivarei o empreendedor informal para ingressarem no Mei, e o Sebrae será um grande parceiro. 

Resolverei a grave questão de ambulantes nas calçadas com a criação do "Shopping dos Ambulantes", a Lei de Ordenação e Uso do Solo tem que ser cumprida, entretanto não fecharei os olhos para o desemprego e a necessidade das pessoas ganharem o pão.

Mauro Cardim (PTB):

Se a realidade herdada pelo Governo Bolsonaro já era triste, ficou pior com o quadro da Pandemia do COVID19 em curso.

Os reflexos disso consolidaram o título negativo para Lauro de Freitas como o primeiro município no ranking do desemprego. Algo tão triste quanto real.

Temos que gerar oportunidades de trabalho e geração de renda para um município que tem uma taxa de crescimento da população acima da média regional.

Implantar uma Agência de Desenvolvimento vocacionada para identificar as oportunidades de investimentos e negócios, promover a desenvolver ações de articulação das atividades econômicas, é mudar o foco do que a gestão atual buscou de forma incompetente. Mas não basta. 

É preciso intensificar a formalização e a capacitação dos empreendedores, Incentivar a abertura de micro e pequenas empresas visando a qualificação de micro e pequenos empreendedores, além de consultoria e acompanhamento do seu negócio, serão ampliadas as capacitações para incentivar e aprimorar os futuros empresários do Município.

É preciso também garantir a ocupação profissional de pessoas com necessidades especiais e oportunizar a inserção de pessoas com necessidades especiais no mercado de trabalho, por meio da sensibilização dos empresários na disponibilidade de vagas de emprego e também com o acompanhamento a estas pessoas no seu período de adaptação.

Tudo está destacado em nosso Plano de Governo, inclusive o compromisso de oportunizar a oferta de emprego,  incentivando às empresas do Município a disponibilizarem suas vagas e a contratarem pessoas que buscam uma colocação no mercado de trabalho.

Mirela Macedo (PSD):

O Centro de Atendimento ao Trabalhador e Empreendedor auxiliará a intermediação de mão de obra entre o trabalhador e o mercado de trabalho, bem como a qualificação e assessoria para os empreendedores do município. 

Com isso, vamos ter até o final da nossa gestão maior arrecadação de receita para fazer mais investimentos e uma menor taxa de desemprego. 

Vamos capacitar também os agricultores familiares para o associativismo e cooperativismo a fim de que tenham direito e acesso às políticas públicas. 

Em quatro anos nossa produção agropecuária terá um avanço significativo e a economia da nossa cidade crescerá com mais geração de emprego e renda.

Moema Gramacho (PT):

A geração de emprego e renda é uma prioridade para a nossa administração, e passa pela atração de novos empreendimentos, como o Parque Shopping e o primeira central de distribuição do Mercado Livre no Nordeste, já instalados no município, que juntos vão gerar quatro mil empregos diretos,  e ações voltadas ao desenvolvimento dos micro, pequenos e médios empreendedores. Teremos mais segmentos econômicos instalados no município; um Espaço Colaborar, para incentivar o empreendedorismo inovador e a Economia Criativa e Solidária; um Centro de Qualificação Profissional para capacitação de jovens e articulação deste público com o mercado de trabalho e zonas comerciais nos Bairros, reorganizando a ocupação dos espaços pelo comércio para criação de melhores ambientes para negócios, ampliação dos serviços oferecidos pelo SAC Empresarial, instalado este ano, investimentos em qualificação para o primeiro emprego, tanto para jovens quanto para pessoas com mais de 45 anos, a mais camelódromos, que vão se somar aos dois já existentes.

Teobaldo (DEM):

Eu acredito e sou a prova de que a melhor forma de trazer a dignidade e a perspectiva de futuro para o cidadão é através do trabalho. 

Por isso, nosso governo será de geração de oportunidades e qualificação profissional. Vamos reestruturar a Casa do Trabalhador, oferecendo formação e encaminhamento profissional e dando suporte aos micros e pequenos empreendedores. 

Além disso, criar um ambiente economicamente saudável para captação de investimentos e atração de grandes empresas e industrias que terão que priorizar a mão de obra local

Matérias Relacionadas

Lauro de Freitas 2024: O que pensam os candidatos à prefeitura sobre Saúde

Lauro de Freitas 2024: O que pensam os candidatos à prefeitura sobre Educação

Lauro de Freitas 2024: O que pensam os candidatos à prefeitura sobre Segurança

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp