Eleições

Feira de Santana 2024: Descubra o que os candidatos planejam para a área de mobilidade urbana

Reprodução/BNews
Recentemente, os ônibus do BRT passaram a rodar, inicialmente em fase experimental, e prometem ser um dos instrumentos para desafogar o trânsito  |   Bnews - Divulgação Reprodução/BNews

Publicado em 13/11/2020, às 05h21   Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

Segunda maior cidade da Bahia, Feira de Santana lida a cada dia com o aumento de veículos nas vias públicas e congestionamentos de uma metrópole. 

Recentemente, os ônibus do BRT passaram a rodar, inicialmente em fase experimental, e prometem ser um dos instrumentos para desafogar o trânsito.

Em mais uma edição da série Cidades 2024, os postulantes à Prefeitura descrevem suas ideias para a área da mobilidade urbana no município e como pretendem deixar o governo quando encerrar o hipotético mandato.

Beto Tourinho (PSB)

Queremos uma cidade inclusiva e com mobilidade para todos. Precisamos dá mais condições de mobilidade para os idosos e as pessoas com deficiências. Acabar com os gargalos que existem e ampliar as condições de mobilidade. Oferecer transporte de qualidade e fazer de Feira de Santana a cidade das bicicletas. Moderna e atendendo as necessidades do seu povo. No Plano de Governo tem propostas revolucionárias para mobilidade e infraestrutura. Feira será uma cidade criativa em todos os sentidos.

Dayane Pimentel (PSL)

Umas da nossas principais propostas é a criação de uma nova Rodoviária, pois a atual já não atende à demanda diária de veículos que passam por Feira. Quanto à mobilidade, vamos reavaliar contratos, valores e editais vigentes das empresas de transporte. Queremos fazer também uma readequação do BRT e levar vias e linhas exclusivas que passem pelo Anel de Contorno. Quanto à infraestrutura, faremos um Centro de Convenções e levaremos também internet para as principais praças e avenidas da cidade. Há isso e muito mais trabalho a ser feito.


José de Arimateia (Republicanos)

Darei total prioridade ao saneamento básico. 40% dos feirenses não tem saneamento em 2020. Irei repactuar o contrato com a EMBASA ou fazer uma nova licitação visando encurtar o prazo para universalizar o saneamento básico. As ruas e avenidas do perímetro urbano e as estradas da zona rural passarão por manutenção constante. Os passeios públicos serão conservados e se tornarão acessíveis. Feira se tornará uma cidade amiga dos ciclistas, pois implantarei ciclovias e ciclofaixas nas principais avenidas da cidade. Farei uma auditoria profunda nos contratos do transporte público, para garantir que as linhas sejam reordenadas, o serviço melhore a qualidade e as pessoas paguem um preço justo. Implantarei mais corredores e faixas exclusivas para os ônibus, a fim de melhorar a velocidade das viagens. Também aumentarei em dez vezes a quantidade de pontos de ônibus com abrigo contra sol e chuva.

Zé Neto (PT)

A mudança que Feira quer e que nós propomos vai começar com um grande banho de asfalto na cidade. Vamos implantar o Programa Princesa Linda para termos uma cidade sem buracos, cada dia mais organizada e melhor para viver. Esse programa incluirá também a manutenção de praças, ruas, avenidas e espaços públicos e a limpeza urbana. 

Além disso, vamos implantar também o Programa Andar Melhor para incorporar as linhas e pontos de ônibus feitos para a concepção de BRT às linhas já existentes dos ônibus coletivos, tentando aproveitar alguma coisa do que foi feito, inclusive com melhoria na qualidade desses veículos, melhorar passeios da cidade com um grande programa e de construção e requalificando corredores de tráfego nos bairros e perifireras da cidade bem como em todos os distritos. Vamos estruturar os pontos de ônibus e estabelecer uma tarifa justa. E vamos regularizar o transporte público nos distritos, ampliando e integrando o transporte complementar às linhas de ônibus.

Colbert Martins Filho (MDB)

O candidato não enviou a resposta até o fechamento da matéria.

Carlos Geílson (Podemos)

O candidato não enviou a resposta até o fechamento da matéria.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp