Eleições
Publicado em 12/11/2020, às 17h36 Léo Sousa
Apesar do desempenho "tímido" nas pesquisas de intenção de voto para a prefeitura de Salvador, Celsinho Cotrim, candidato do Pros na eleição municipal, é quem possui maior número de seguidores nas redes sociais entre os postulantes.
Levantamento feito pelo BNews considerou cinco principais plataformas: Instagram, Twitter, Facebook, YouTube e TikTok. O cálculo foi fechado às 16h24 de quinta-feira (12).
Celsinho lidera a lista geral, somando as cinco redes sociais, com 272.707 seguidores, com destaque para o Facebook, onde o candidato possui 135.266 seguidores, e Instagram: 125 mil.
Líder nas pesquisas, Bruno Reis (DEM) aparece em segundo. São 189.715 seguidores - 144 mil apenas no Instagram.
Veja o ranking:
- Celsinho Cotrim (Pros): 272.707: (Instagram 125 mil; Twitter 9.377; Facebook 135.266; YouTube 3,64 mil);
- Bruno Reis (DEM): 189.715 (Instagram 144 mil; Twitter 7.429; Facebook 35.486; YouTube 2,8 mil);
- Pastor Sargento Isidório (Avante): 104.591 (Instagram 29 mil; Twitter*; Facebook 75.542; YouTube 49);
- Bacelar: 96.501 (Instagram 21,4 mil; Twitter 9.576; Facebook 64.832; YouTube 676; TikTok 17);
- Olívia Santana (PCdoB): 78.532 (Instagram 52,8 mil; Twitter 9.060; Facebook 14.342; YouTube 1,63 mil; TikTok 700);
- Hilton Coelho (PSOL): 57.424 (Instagram 9.901; Twitter 3.360; Facebook 43.656; YouTube 507);
- Major Denice (PT): 53.711 (Instagram 40,2 mil; Twitter 3.864; Facebook 6.059; YouTube 2,76 mil; TikTok 828);
- Cezar Leite (PRTB): 39.625 (Instagram 18,5 mil; Twitter 3.059; Facebook 17.122; YouTube 944);
- Rodrigo Pereira (PCO): 669 (Instagram 669; Twitter*; Face*; YouTube*).
*O candidato não possui conta oficial nas redes sociais sinalizadas.
Linguagem
Para se aproximar dos milhares de seguidores, os candidatos têm utilizado como recurso, cada vez mais, a linguagem comum às redes sociais, dos "desafios" aos memes.
Para o pesquisador da Universidade Federal da Bahia (Ufba) Thiago Assumpção, que estuda a relação entre memes e política, essa aproximação ao eleitor por meio das redes pode ser convertida em voto.
"Às vezes é muito mais fácil você compreender uma notícia por meio de um meme do que por meio de uma nota. E os políticos estão se valendo disso. [...] Então, é lógico que é uma estratégia muito efetiva. Uma parte da população, elas podem sim ver o meme de uma forma que o meme se torne um voto, a pessoa ser conduzida a uma decisão por um candidato", avalia.
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