Eleições

Júnior Marabá promete urbanizar os bairros de Luís Eduardo Magalhães caso seja eleito

Divulgação
Marabá recebeu o BNews no escritório do partido para apresentar suas principais propostas para o município  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 12/11/2020, às 19h49   Samuel Barbosa



Após perder as eleições de 2016 para o atual prefeito Oziel Oliveira (PSD) por uma diferença de 1.364 votos, o empresário Júnior Marabá (Democratas) volta a disputar à prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, a cerca de 970 Km de Salvador. Na tarde da última sexta-feira (6), Marabá recebeu o BNews no escritório do partido para apresentar suas principais propostas para o município. 

Segundo o democrata, sua candidatura representa uma mudança para a cidade, já que o mesmo grupo administra o município há 20 anos. Junior disse estar confiante em sua vitória e prometeu trabalhar com dedicação nessa reta final da campanha.  

Educação

Sobre a educação no município, o candidato ressaltou a queda na nota do Ideb e disse que seu governo vai pautar pela valorização da classe. “O Ideb de Luís Eduardo caiu e eu vejo que a gente tem que pensar na educação fundamental, porque é dali que a gente constrói a sociedade. A gente vai pautar com a valorização da classe educacional, hoje a gente vê greves e bastante dificuldades na área dos professores de Luís Eduardo. O professor contratado hoje não tem equiparação salarial, vou fazer a equiparação, vou contratar e dar a oportunidade para que ele faça concurso a partir disso aí a gente já dá condições de melhor trabalho da classe”, disse.

Ainda de acordo com Marabá, sua gestão vai fazer um plano de carreira junto com os professores. “Elaborar a gestão democrática que é um pedido da classe, e partindo da valorização da classe a gente cria as estruturas necessárias pra uma escola em tempo integral, onde a gente tenha no contraturno o serviço prestado para aquelas crianças onde tenham um esporte, teatro, música, essa área cultural. Eu vejo que o contraturno e a educação integral é uma necessidade, e eu me pauto muito que temos que ter acompanhamento social dentro das escolas, a criança que não tiver uma saúde, bem acompanhado, que tiver passando dificuldades dentro de casa até mesmo fome ela não vai conseguir ter nível de aprendizado”.

Marabá disse que entre os principais desafios de sua gestão está a urbanização dos bairros. “Luís Eduardo não tem nenhum bairro urbanizado, quando você urbaniza o bairro automaticamente você tem o saneamento básico junto, você vai de saneamento, drenagem de água, calçamento, área verde, iluminação pública de qualidade, você entregando o bairro completo, você consegue dar andamento em toda a cidade. O problema é que em 20 anos você teve obras eleitoreiras e não teve planejamento e urbanismo em Luís Eduardo. Não temos um bairro em Luís Eduardo urbanizado em 20 anos. Quando você tem um bairro iluminado, urbanizado, você reduz muito a criminalidade, visto que aquelas pessoas que ali moram começam a ter oportunidade de inclusão social, ou seja, quando você tem um bairro urbanizado abre uma padaria, uma lanchonete, um restaurante , as pessoas começam a ter oportunidade de emprego e renda”.

Capacitação de jovens

Ainda durante a entrevista, Júnior Marabá afirmou que os jovens da cidade estão ociosos, sem oportunidade de trabalho. De acordo com o candidato, seu mandato vai implantar a Secretaria da Juventude e Tecnologia, que capacitará a juventude através do programa Capacita Jovem. “A gente vai fazer a capacitação desse jovem e indicar para as empresas privadas. As empresas que contratarem esses jovens vão ter benefícios do poder público, eu vou inserir os jovens no mercado de trabalho”.

Sobre a economia, o candidato ressaltou que a cidade é uma das maiores produtoras de algodão e soja do Brasil, mas que antes de pensar em atrair novos investidores, será preciso valorizar aqueles que já estão no município. “Nós queremos criar o setor da média e pequena indústria pra que aquelas pessoas que aqui estão tenham oportunidade de entrar na área industrial. Além disso a gente temo como fomentar a agricultura familiar onde o pedido maior dessas pessoas é que eles tenham água, energia e estrada pra escoar o produto e técnicos agrícolas junto as suas terras. A gente tem como fomentar a agricultura familiar, como poder público participar disso, nós temos como fomentar também através do comércio, hoje em Luís Eduardo você tem empresas que demoram as vezes seis meses para conseguir o alvará de funcionamento, no nosso governo o alvará de funcionamento vai ser eletrônico em 20 dias, alvará de construção civil até 500 metros vai ser também eletrônico em 20 dias. Com isso eu consigo gerar emprego e renda desburocratizando o poder público. Hoje nós temos filtro político, onde se o comerciante não for apoiador do atual prefeito ele tem o alvará negado no município”.

Para o democrata, a saúde do município nunca funcionou da forma correta e com a chegada da pandemia o “caos” se instalou. “Ele ocultou (prefeito) os números e teve outro ponto que foi quando a população precisava de atendimento ela não sabia onde ia, e quando encontrava o local pra ser atendida não tinha nem testes pra que ela conseguisse de fato descobrir ou não se diante de seu quadro clínico ela estaria de Covid. Então você teve uma população desassistida nesse período, muito desassistida, e além disso tem outro ponto que é de grande relevância que é a saúde básica da família, na verdade se você estivesse com os postos de saúde funcionando  de forma correta e com agentes de saúde nos bairros nós conseguiríamos ter um monitoramento melhor das nossas famílias, ou seja, através dos agentes de saúde e dos postos de saúde, saber quais são as famílias que entraram no grupo de risco. Nós não tínhamos dados nenhum nessa gestão. Luís Eduardo além de já não funcionar a saúde pública quando chegou a pandemia trouxe o caos”.


Demais candidatos

O BNews entrou em contato com todos os candidatos que concorrem à prefeitura de Luis Eduardo Magalhães dois dias antes da viagem. O atual prefeito Oziel Oliveira (PSD), que tenta reeleição, foi procurado por telefone e mensagens, mas não retornou. A entrevista do Comandante Rangel (PL) você confere clicando aqui.

*Repórter viajou para Luis Eduardo Magalhães para cobertura das Eleições 2020 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp