Eleições

Barreiras 2024: Confira as propostas de Zito Barbosa para o município

Reprodução/BNews
Além do candidato a reeleição pelo DEM, o morador do município também terá como opção as candidaturas de Carlos Tito (Avante) e Dr Marcos Pires (PSC)  |   Bnews - Divulgação Reprodução/BNews

Publicado em 14/11/2020, às 08h25   Marcos Maia


FacebookTwitterWhatsApp

O atual prefeito de Barreiras, no Oeste do Estado, Zito Barbosa (DEM) é um dos candidatos na disputa pelo posto mais importante da política municipal no próximo domingo (15). 

Além do democrata, o sufrágio na cidade concorrerá com as candidaturas de Carlos Tito (Avante) e Dr Marcos Pires (PSC). A reportagem do BNews procurou cada um dos postulantes ao cargo mais importante da política municipal para realizar a mesma pergunta: 

Caso eleito, considerando que 2024 seria o seu último anos como prefeito neste mandato, o que encontraremos em Luís Eduardo Magalhães daqui a quatro anos, realizado pela sua gestão, nas áreas da Saúde; Educação; Segurança Pública; Emprego e Renda; Mobilidade e Infraestrutura; e Cultura e Turismo?

Essa é a série Barreiras 2024, que reúne as principais propostas dos candidatos a prefeito do município. Diferente do que aconteceu com a série focada nos demais municípios baianos, a exemplo da produzida sobre Luís Eduardo Magalhães - onde cada item da pergunta resultou em seis publicações - este texto trará apenas as respostas de Barbosa.

Todos os candidatos foram procurados ao longo das últimas semanas para que oferecessem suas respostas mas não o fizeram até o momento desta publicação. Assim, caso Tito e Pires respondam as respostas às perguntas encaminhadas, suas propostas serão publicadas em um texto cada. A seguir, fique com as respostas de Barbosa:

Saúde

“Vamos ampliar as ações do Projeto Saúde Humanizada; Criar o Conselho Municipal Consultivo de Saúde; Ampliar o uso das tecnologias da informação com a inserção do ‘Sistema de Atendimento Remoto’, para agendar consultas médicas e orientações 24h, triagem e marcação de procedimentos e cirurgias; Dar continuidade aos Mutirões de Saúde; Implantar o Centro Integrado de Saúde com a construção do primeiro Hospital Municipal de Barreiras que contará com uma ala exclusiva para atendimento pediátrico, bem como construiremos uma nova Maternidade Municipal”.

Educação 

“Consolidaremos as transformações na educação de Barreiras, tanto na estrutura como do ponto de vista pedagógico; Universalizaremos o atendimento em creches e educação infantil; Desenvolveremos o Programa de Integração Escola x Comunidade. Implantaremos o Núcleo de Atenção e Apoio ao Professor, onde serão oferecidos atendimentos nas áreas de fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional; Promoveremos a universalização do uso das tecnologias na rede de ensino, inclusive na zona rural, que contará com internet banda larga”.

Segurança Pública

“Nos empenharemos na implantação do Sistema de Vídeo Monitoramento da Cidade; fortaleceremos através da Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito e nosso efetivo da Guarda Civil Municipal e COOTRANS as parcerias com as forças de segurança que envolve o Comando do Policiamento da Região Oeste – CPRO da Polícia Militar, Polícia Civil, PRF, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Estadual.
Mantendo sempre o foco na garantia dos direitos humanos e direitos dos cidadãos. Ampliando a sinalização e organização do trânsito para assegurar a tranquilidade de que hoje desfruta as famílias barreirenses”.

Emprego e Renda

“Em 2019, Barreiras teve o maior aumento no estoque de empregos na Bahia entre as 11 maiores cidades do estado e a Prefeitura foi um grande fomentador da geração de emprego e renda. Por meio do Programa Barreiras cidade do futuro, Inteligente, Sustentável e Humana, vamos implantar o Hub de Barreiras e criar o ambiente ideal para que os nossos jovens tenham contato com o mundo da tecnologia e inovação na busca de novas oportunidades; Vamos democratizar as oportunidades e inserir Barreiras em uma ampla e diversificada rede estadual, nacional e internacional de importantes e lucrativos empreendimentos; Vamos continuar investindo em todos os setores como: educação, tecnologia e infraestrutura, no ensino técnico de qualidade; Promover parcerias público-privadas para que os projetos de geração de renda tornem-se efetivos  e aplicar os conhecimentos para promover o empreendedorismo; Integrar as diferentes ações dos órgãos da administração, de forma a apoiar, acompanhar, sistematizar e replicar as iniciativas exitosas; Continuar dinamizando as atividades rurais e incentivar a agricultura familiar; Articular com os institutos técnicos e as universidades localizados no município, políticas produtivas e tecnológicas voltadas ao desenvolvimento municipal e regional; Criar o Centro Formação Profissional e Empreendedorismo – Uma Escola Municipal de Formação Profissional para qualificar pessoas em profissões que a cidade e as empresas precisam”.  

Mobilidade e Infraestrutura 

"Sabemos que a mobilidade urbana depende de infraestrutura, e que esta, dá impulso ao progresso e ao bem-estar da população, através do Programa Desenvolve Barreiras realizamos grandes investimentos em obras de macrodrenagem que além de resolver graves problemas de alagamentos da cidade, contribuiu com a mobilidade. Vamos seguir promovendo a requalificação dos espaços públicos, aprimorando a mobilidade e o sistema de transporte, qualificando a cidade no presente e preparando-a para o futuro, possibilitando ainda mais desenvolvimento; Vamos criar a Estação de Transbordo; Construir amplos estacionamentos com espaço para os comerciantes dos ramos de entretenimento e alimentação; Criar o Mercado do produtor – o Ceasinha; Vamos implantar o Plano de Mobilidade Urbana; A rede de ciclovias e ciclofaixas com modernos sistemas de mobilidade e acessibilidade”. 

Cultura e Turismo 

“Barreiras está no roteiros de grandes eventos de cultura da Bahia e do Brasil, temos o Barreiras Folia o maior carnaval do interior da Bahia; Implantamos um dos maiores São João do estado com o Arraiá no Parque, o Festival Primavera de Negócios e Entretenimentos e a Páscoa no Parque e apoiamos a Oeste Genética. A requalificação do Centro Histórico e a implantação do Plano Municipal de Turismo, a inserção de Barreiras como porta de entrada para a Rota do Jalapão e construção do Centro de Convenções, projetará sobremaneira Barreiras nas áreas da cultura e do turismo”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp