Eleições

Com 9 candidatos, Salvador chega ao dia da eleição com Bruno Reis favorito

Divulgação
Eleição na capital deve terminar ainda no primeiro turno; outras cidades têm disputa acirrada  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 15/11/2020, às 00h00   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

A campanha de 2020 em Salvador chega ao dia 15 de novembro com nove candidatos na disputa. Pesquisas apontam que o candidato do prefeito ACM Neto, Bruno Reis (DEM), deve vencer o pleito ainda no primeiro turno, segundo as últimas pesquisas Ibope e Real Time Big Data.

A candidata Major Denice Santiago (PT) aparece na segunda colocação após uma longa disputa com outros dois candidatos da base do governador Rui Costa (PT): Pastor Sargento Isidório (Avante), que chegou a ser apontado como favorito em determinado momento, e Olívia Santana (PCdoB), que tentou arrebatar os votos ideológicos da esquerda. A petista ainda nutre a esperança de levar o pleito ao segundo turno.

Por fora, o bolsonarista Cezar Leite (PRTB) tentou aglutinar o voto da direita, mas não obteve êxito ao não conseguir apoio do seu principal ídolo: o presidente Jair Bolsonaro, que ignorou solenemente a sua campanha. No lado oposto, Hilton Coelho (PSOL) e Rodrigo Pereira (PCO) tentaram firmar candidaturas no modelo "esquerda raiz" e também não conseguiram crescer.

O pleito teve ainda a participação dos moderados Bacelar (Podemos) e de Celsinho Cotrim (Pros), o primeiro candidato majoritário assumidamente LGBTQIA+ da história de Salvador.

Câmara de Salvador
Além da disputa da majoritária, a capital baiana tem grande expectativa para as surpresas que podem acontecer na corrida pela Câmara Municipal de Salvador. A pandemia da Covid-19 impactou diretamente as campanhas e as novas leis eleitorais que impedem coligações podem trazer um índice de renovação importante nas 43 cadeiras do legislativo soteropolitano. O BNews, inclusive, fez projeções a respeito do assunto.

Interior
Em Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (MDB) tenta a reeleição polarizando a disputa com José Raimundo (PT). A hipótese de segundo turno no município não está descartada. Em Feira de Santana também pode haver segundo turno com Zé Neto (PT), que polarizou a disputa com o prefeito Colbert Martins (MDB) e Carlos Geilson (Podemos). Em Camaçari, Elinaldo (DEM) deve conseguir a reeleição, mas enfrenta Ivoneide Caetano (PT) - que é apoiada pelo ex-prefeito Luiz Caetano. Já em Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT) tenta conter o avanço da candidatura de Teobaldo Costa (DEM) em um cenário imprevisível.

Disputa nacional
No Brasil, os olhos estão voltados para a corrida eleitoral em São Paulo e no Rio de Janeiro. Na capital paulista, Bruno Covas (PSDB) pode ir ao segundo turno com Guilherme Boulos (PSOL). Todavia, Márcio França (PSB) e Celso Russomano (Republicanos) também estão no páreo. Na carioca, Eduardo Paes (DEM) lidera a disputa. Falta saber apenas quem vai ao segundo turno, que é disputado por Marcelo Crivella (Republicanos), Marta Rocha (PDT) ou Benedita da Silva (PT).

Cobertura BNews
O BNews montou um esquema especial para cobrir as eleições. Este ano, excepcionalmente, o pleito acontece em novembro por causa da pandemia do novo coronavírus. Para cobrir tudo que acontece durante as Eleições, desde a votação, a movimentação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) e dos eleitores, e a apuração voto a voto de Salvador, dos 416 municípios baianos e as principais cidades brasileiras, o portal contará com toda a sua equipe de jornalistas, fotógrafos e mídias sociais. Os internautas também vão poder acompanhar a apuração dos votos nas suas cidades na seção Eleições 2020, com sistema atualizado em tempo real junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além de uma apuração ao vivo na BNewsTV.

Leia também:
BNews faz cobertura completa das Eleições 2020 neste domingo (15)

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp