Eleições

Conheça as funções do e-Título, aplicativo que substitui o título de eleitor impresso

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
App desenvolvido pela Justiça Eleitoral permite o uso da via digital do título, com informações já cadastrada, como zona eleitoral, situação cadastral, e certidões de quitação e crimes eleitorais  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Publicado em 15/11/2020, às 08h33   Eduardo Costa/AjuNews


FacebookTwitterWhatsApp

Em tempos de pandemia, as eleições de 2020 em todo o Brasil terão um elemento novo e importante: o e-Título. É o aplicativo desenvolvido pela Justiça Eleitoral que permite que o título de eleitor seja acessado rapidamente, na tela do celular. Mas muitos eleitores, mesmo estando na semana do pleito que ocorre no próximo domingo (15), ainda têm dúvidas de como ele é utilizado e quais os seus serviços.

O e-Título é um aplicativo que permite o uso da via digital do título de eleitor, com informações já cadastradas de cada votante como zona eleitoral, situação cadastral, e certidões de quitação e crimes eleitorais. Ele pode ser baixado em qualquer smartphone ou tablet das plataformas Android e iOS. Este ano ele também traz acessibilidade para pessoas com deficiência visual.

O eleitor deve entrar no aplicativo inserindo o número de seu título de eleitor ou o CPF, além de dados pessoais como nome, data de nascimento e nomes dos pais. A partir disso, cria-se uma senha e o app pode ser utilizado, com todas as informações e um QR Code. Este código será utilizado pelo mesário da seção eleitoral para validar o título e a presença na votação.

Caso o votante não tenha feito a biometria, ele precisa apresentar um documento oficial com foto junto ao título. Mas se ele já tiver a biometria realizada, apenas o título digital é necessário sem qualquer outra documentação.

Justificando ausência

Outra possibilidade é a de justificativa de ausência de voto pelo e-Título. Quem estiver fora do domicílio eleitoral pode fazer a justificativa pelo app durante o horário de votação no próximo domingo (15), das 7h às 17h, usando o serviço de geolocalização por GPS. Tal opção estará apenas no dia da votação.

Caso o eleitor esteja doente ou não possa comparecer, pode fazer a justificativa em até 60 dias depois do pleito, na opção “justificativa de ausência” dentro da aba “mais opções”, anexando a documentação necessária. Para os que moram no exterior, o voto pode ser justificado pela já citada geolocalização ou por uma opção específica em até 30 dias após a eleição.

Regularização de título e mesário

A regularização de título é outro serviço disponível. Caso algum eleitor não tenha feito o pagamento da taxa por eleição anterior em que não justificou ausência, pode emitir um boleto na opção “débitos eleitorais”, também dentro da aba “mais opções”. A guia de pagamento deve ser paga pelo Bando do Brasil, e pelo app é possível acompanhar se o processo já foi regularizado.

Por fim, também é possível se inscrever como mesário voluntário a partir do aplicativo. Para isso, novamente na aba “mais opções”, basta clicar na opção “Mesário Voluntário” e se inscrever. Porém, para cancelamento é necessário ir a um cartório.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp