Eleições

Mesários reclamam de condições de trabalho em primeiro dia de votação

BNews
"Nós somos voluntários e não temos nem uma água para beber", comentou   |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 15/11/2020, às 12h30   Luiz Felipe Fernandez e Brenda Viana


FacebookTwitterWhatsApp

No primeiro dia de votação em Salvador,  mesários lotados no Colégio Nelson Mandela, em Periperi, se queixaram da falta água mineral e da má condição de trabalho. "Nós somos voluntários e não temos nem uma água para beber", disse ao BNews um mesário que preferiu não se identificar. "Desde que cheguei não consigo beber água e já disseram que não vão dar", completou uma voluntária. 

Em contato com uma servidora do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que também optou por não se identificar com receio de sofrer algum tipo de represália, informou que neste ano o órgão realmente não disponibilizou garrafas de água mineral. No entanto, reiterou que a estrutura da escola conta com bebedouros, além do filtro de água instalado na coordenação. Segunda ela, esta foi uma das mudanças em razão da pandemia, que dificultou a organização das seções e causou confusão na manhã deste domingo. Com receio da contaminação, de acordo com a servidora, muitas pessoas recusaram a convocação para serem mesários nesta eleição municipal, o que resultou em uma queda no número de voluntários.

Em tese, são quatro mesários por cada seção, mas hoje algumas salas estão com a equipe incompleta. O BNews flagrou uma seção com apenas dois mesários, o que impossibilita o revezamento para que possam beber água e ir ao banheiro. Outro problema visível é a má distribuição de eleitores por seções. Enquanto umas ficam lotadas com até 1h de espera, outras ficam por até 15 minutos sem nenhum eleitor na urna.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp