Eleições

Dúvida sobre uso de chinelo nas eleições aumenta 120% às vésperas do primeiro turno

Vagner Souza/BNews
Buscas no Google sobre chinelo, bonés, bermudas e outras dúvidas dispararam; veja  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 15/11/2020, às 14h25   Yasmin Garrido


FacebookTwitterWhatsApp

Mesmo que a cada dois anos os eleitores brasileiros precisem ir às urnas eletrônicas, escolher prefeitos, vereadores, deputados, senadores, presidentes e vices, a dúvida é a mesma: ‘posso usar chinelo na hora da votação?’. A única mudança de exigência para o pleito de 2020 é o cuidado com as normas sanitárias de prevenção da Covid-19, o que tornou a máscara acessório indispensável.

No entanto, como em todas as eleições anterior, neste ano o eleitor pode comparecer à seção de chinelo e bermuda, mas não sem camisa, de sunga, de biquíni ou de maiô. Embora nada tenha mudado, as buscas pela expressão ‘pode votar de chinelo’ aumentou mais de 120% no Google nos últimos sete dias no Brasil.

Outra dúvida comum entre o eleitorado brasileiro no período foi quanto ao uso de bermudas, levando as pesquisas a uma alta de mais de 70% no site de buscas. No entanto, entre este sábado (14) e o domingo de eleição (15), a procura foi ainda maior. 

No gráfico comparativo entre os dois termos - chinelo (azul) e bermudas (vermelho) - nas pesquisas por temas relacionados às eleições, é possível notar que, às vésperas, a maior parte do eleitorado tinha dúvidas se seria possível adentrar à cabine de votação utilizando as confortáveis e frescas bermudas.

Ainda às 14h12 deste domingo, de acordo com pesquisa feita pelo BNews no Google Trends, a procura por ‘pode votar de bermuda’ continuava crescendo, enquanto à dúvida quanto ao uso dos chinelos estava em queda.

Quanto aos estados onde residem os eleitores com dúvidas, o Rio de Janeiro aparece na primeira colocação, com 83% das buscas no local referentes às bermudas. Já no Rio Grande do Sul, que ocupa a segunda posição, 85% das pesquisas se concentram também nas bermudas. A Bahia está em quinto lugar, com 95% do eleitorado que utilizou o Google para sanar dúvidas pesquisando sobre a peça de roupa.

Ainda de acordo com o Google Trends, outros temas que tiveram aumento repentino nas buscas entre sábado e domingo foram quanto ao uso de bermuda e camiseta durante a votação, à possibilidade de votar de short ou boné, além de dúvidas sobre o aplicativo e-Título e qual documento de identificação é permitido levar no primeiro turno.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp