Eleições

Bahia teve mais de mil candidatos que não tiveram nenhum voto; mulheres lideram

Roberto Jayme/Ascom/TSE
Apesar de serem ampla minoria entre o número geral de candidatos, as mulheres lideram o número de candidatos que receberam zero ou um voto, com 799 candidatas  |   Bnews - Divulgação Roberto Jayme/Ascom/TSE

Publicado em 21/11/2020, às 14h31   Tiago José Paiva


FacebookTwitterWhatsApp

De acordo com um levantamento do BNews com os dados liberados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em sua API até sexta-feira (20), 1.195 candidatos a vereador no estado da Bahia tiveram um total de zero ou um voto. Destes, 701 não receberam nem mesmo os próprios votos. 494 candidatos possivelmente apenas receberam seus próprios votos. 

Apesar de serem ampla minoria entre o número geral de candidatos, as mulheres lideram o número de candidatos que receberam zero ou um voto, com 799 candidatas. Entre os homens, o número é de 396. Um possível motivo para isso é a suspeita de "candidaturas laranjas", mulheres que concorrem apenas para cumprir a quota de 30% de candidaturas femininas e não recebem recursos de campanha.

O PSD lidera o número de candidaturas de mulheres que tiveram zero ou um voto, com 79 nomes. Fechando o pódio, estão o PT, com 63 candidatos, e o PP, com 61 pessoas. Os partidos com menor número de candidatas "zeradas" são o PV, com 12 nomes, o PRTB, com cinco nomes, e o PMN, com apenas um nome.

Um dos escândalos mais famosos em relação ao esquema de laranjas foi o do PSL, no ano de 2018. Um grande número de candidaturas suspeitas nos estados de Minas Gerais e Pernambuco levou o governo de Jair Bolsonaro — que na época era filiado ao partido — para uma grave crise política, que resultou na queda de Gustavo Bebianno, secretário-geral da Presidência. 

Confira no gráfico abaixo a distribuição de candidaturas femininas com zero ou um voto no estado da Bahia por partido. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp