Eleições

Debate em Feira: Colbert e Zé Neto trocam acusações e destacam diferenças ideológicas

Montagem/BNews
Diferente dos debates na capital baiana, no duelo entre Colbert e Zé Neto não faltaram ataques para todos os lados  |   Bnews - Divulgação Montagem/BNews

Publicado em 25/11/2020, às 16h59   Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

Às vésperas da decisão do segundo turno em Feira de Santana, os dois candidatos, o prefeito atual Colbert Martins Filho (MDB) e o deputado federal Zé Neto (PT) protagonizaram um debate acalorado nesta quarta-feira (25), transmitido pela rádio . Ausente no debate no primeiro turno, o emedebista fez questão de comparecer e marcar as diferenças ideológicas entre ele e o adversário petista, destacando a parceria público-privada como forma de viabilizar avanços na cidade, enquanto o adversário defendeu a maior participação do estado no processo.

Diferente dos debates na capital baiana, no duelo entre Colbert e Zé Neto não faltaram ataques para todos os lados. O representante do PT no pleito repetiu por diversas vezes a incompetência, na sua visão, dos governos do grupo de Zé Ronaldo (DEM) nas últimas duas décadas, e atacou problemas conhecidos da cidade, como o Centro de Abastecimento, o transporte público, e a gestão da saúde e dos equipamentos esportivos, como o estádio Jóia da Princesa. "Tiveram 20 anos no poder e não fizeram nada", alegou.

Colbert, que evitou por vezes citar o nome de José Ronaldo, se defendeu ao dizer que está há apenas dois anos no cargo. Em 2018, o então vice-prefeito assumiu após Zé Ronaldo tentar disputar o governo com Rui Costa (PT).

Ao argumentar sobre a necessidade de criar um Centro Administrativo na cidade, nos moldes dos demais espalhados pelo país, que normalmente são distantes do centro comercial, Colbert disse que concorda com a ideia e que buscará parcerias público-privadas para viabilizar a construção.

"É necessário que a gente faça um novo centro administrativo, mas não é a prefeitura, quem vai fazer é uma PPP, a iniciativa privada. A gente não vai acrescentar gastos novos [...] Feira precisa dar esse salto, não tenho tempo para ficar sentado, vendo o que vai ocorrer. Feira não para, não pode parar. Sei administrar, o deputado não sabe, vai aprender, mas nesse tempo vamos avançando", disparou o emedebista.

O legado dos 16 anos na Câmara dos Deputados de Zé Neto foi posto em cheque por Colbert, que a cada crítica do petista contra-atacava questionando o motivo do petista não ter utilizado a sua posição como líder do Governo na Casa para trazer investimentos para a cidade.

ZONA RURAL

A zona rural de Feira foi um dos terrenos para o embate entre os dois prefeituráveis. De um lado, Colbert prometeu a construção de até 50 mil casas para atender prioritariamente a população que mora nessas regiões em um novo programa habitacional.

Em reação, Zé Neto acusou a gestão do emedebista de abandonar os cuidados com a zona rural e só lembrar quando se aproxima a eleição. Segundo ele, esse comportamento foi determinante para a vitória do PT nestas localidades.

"Depois de 20 anos, é fácil prometer. A zona rural foi abandonada, por isso tivemos uma vitória eleitoral lá. A última reforma habitacional foi feita nos governos Dilma e Lula", disse Zé Neto, que acusou o prefeito de executar menos de 20% do orçamento previsto para a área de habitação no município durante o seu exercício.

"Nós vamos fazer um trabalho muito consistente, na área que precisa de Mais Médicos, vamos dobrar o número de médicos", completou o deputado, que prometeu levar rede telefônica e internet para todos os distritos caso vença o pleito.

VIOLÊNCIA

Ao seu favor, Colbert tentou usar os índices de violência na cidade, que alcançou a marca de 350 mil homicídios no último ano. Em alguns momentos do debate ele trouxe à tona a questão da segurança pública, que é majoritariamente um dever do Estado, como um ataque indireto ao PT, partido de Rui e Zé Neto.

Assim o fez ao ser perguntado sobre a infraestrutura da cidade e a quantidade de buracos espalhados pelas vias. Segundo ele, o petista não se dá conta dos "investimentos" feitos na cidade pois não a acompanha de perto. Colbert destacou o cuidado com as praças e a recuperação das vias públicas, após um período intenso de chuva.

"Temos cuidado da nossa cidade sim, talvez você possa não acompanhar a cidade e não perceba os investimentos em todas as áreas, recuperando a malha urbana depois das chuvas, fazendo o asfaltamento, pavimentações, tivemos tempo agora para fazer isso da melhor forma e qualidade possível. Nossas praças estão sendo cuidadas, a gente acaba de fazer o trabalho [...] uma pessoa comprometida como eu para manter essa cidade sem violência, já que tem mais de 350 mil homicídios, as pessoas estão com medo. E essa responsabilidade é exclusiva sua, que tem que dar essa resposta", apontou o emedebista.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp