Eleições

Pesquisa por voto em branco cresce 850% no Google nas últimas 24 horas

Agência Brasil
Resultado é o maior desde o observado nas eleições municipais de 2004  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 29/11/2020, às 14h33   Yasmin Garrido


FacebookTwitterWhatsApp

Em 57 cidades brasileiras, eleitores se dirigem às urnas, novamente, neste domingo (29), para escolher o Prefeito que vai representá-los pelos próximos quatro anos. Dos municípios onde há disputas de segundo turno, 18 são capitais, entre as quais se destacam com resultados mais acirrados São Paulo, Porto Alegre e Recife.

Com olhos voltados para o pleito, nem todos os eleitores parecem ter decidido entre os candidatos. É o que indicam os dados do Google Trends, segundo os quais a busca pelo termo ‘voto em branco’ teve aumento de 850% em apenas 24 horas, maior resultado desde o revelado em 2004.

Aliado a isso, a procura pelo aplicativo de justificativa dos votos, que tem facilitado a vida daqueles que não puderam comparecer às urnas, teve alta de 1.800% nas últimas 24 horas, sendo que o interesse por ‘voto nulo’ também teve aumento de 900%, puxado pelos estados do Amazonas e Pernambuco.

Já entre as dúvidas, se destacaram a possibilidade de quem não compareceu ao primeiro turno poder votar neste domingo. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é possível desde que o eleitor esteja com o título regular, a exemplo de ter justificado a ausência. A Justiça Eleitoral trata cada um dos turnos como eleições independentes.

Caso a justificativa não seja feita dentro do prazo, além de pagar uma multa de R$ 3,51, a pessoa fica impedida, por exemplo, de retirar documentos, como passaporte e RG; receber salário ou proventos de função em emprego público; prestar concurso público; e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.

Capitais
Na busca entre os candidatos das 18 capitais onde há disputa de segundo turno, Guilherme Boulos (Psol), em São Paulo, foi um dos que obtiveram maior proporção de interesse, com maior distância em relação ao adversário, com 73% contra 27% de Bruno Covas (PSDB).

Também se destacaram Maguito Vilela (MDB), com 93% contra 7% de Vanderlan Cardoso (PSD), em Goiânia; Emanuel Pinheiro (PTB), que obteve 89%, à frente de Abílio Júnior (Podemos), com 11%, em Cuiabá.

Já na comparação com os números do interesse das buscas para o primeiro turno, Guilherme Boulos teve variação positiva de 118%, enquanto a pesquisa por Covas cresceu apenas 36%. O candidato João Coser (PT), em  Vitória da Conquista, foi o que mais teve aumento no interesse dos eleitores, segundo o Google Trends, com alta de 541%.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp