Eleições

Vitória da Conquista: Presidente do PT admite derrota e diz que Herzem Gusmão “assaltou a democracia”

Pedro Vilas Boas/BNews
Em discurso antes do resultado oficial, presidente do PT diz que legenda vai “buscar meios legais para barrar” a forma de Herzem fazer política  |   Bnews - Divulgação Pedro Vilas Boas/BNews

Publicado em 29/11/2020, às 19h31   Pedro Vilas Boas e Yasmin Garrido


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente do Partido dos Trabalhadores em Vitória da Conquista, no Sudoeste baiano, Isaac Bonfim, admitiu a derrota de Zé Raimundo (PT) para Herzem Gusmão (MDB), neste domingo (29), antes mesmo da divulgação do resultado oficial do segundo turno das eleições pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em discurso, ele afirmou que, a partir de agora e pelos próximos anos, o PT fará ainda mais oposição e acusou o candidato reeleito de “assaltar a democracia” na cidade. “Essa eleição não termina agora. Vamos buscar os meios legais para barrar essa forma de fazer política”, disse, referindo-se a Herzem Gusmão.

Com 89,29% das urnas apuradas, o candidato Herzem Gusmão já tinha 55,21% dos votos válidos contra 44,79% de Zé Raimundo. Ainda, brancos somavam 2.176 votos, enquanto nulos, 5.939.

Apoiado pelo prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), e pelo prefeito eleito, Bruno Reis (DEM), Herzem Gusmão, que é formado em Direito e pós-graduado em Jornalismo, iniciou a carreira trabalhando em uma rádio, aos 20 anos. Em 2014, foi eleito deputado estadual suplente. Um ano depois, assumiu o mandato, ficando no cargo por 15 meses.

Vitória da Conquista, que é o terceiro maior colégio eleitoral da Bahia, possui 231.176 eleitores aptos a votar, entre os quais 54% são mulheres. No primeiro turno das eleições municipais, que aconteceu em 15 de novembro, o município teve 18,87% de abstenção, além de 2,19% de votos brancos e 6,33% de votos nulos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp