Eleições

Barroso paralisa pedido sobre Ficha Limpa até definição do STF

Reprodução/Fellipe Sampaio /SCO/STF
A suspensão vale até que o plenário do STF julgue a situação em definitivo  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Fellipe Sampaio /SCO/STF

Publicado em 27/12/2020, às 17h09   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, decidiu paralisar um dos processos que pedem à Corte a liberação de registros de candidaturas com base em decisão do ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com informações do portal UOL, a decisão de Barroso foi da noite deste sábado (26), e diz respeito ao caso de um candidato de Pinhalzinho (SP), que teve registro indeferido por ainda estar dentro do prazo de inelegibilidade previsto em lei. 

Barroso manteve o impedimento da candidatura. No mesmo dia, Nunes Marques havia atendido a um pedido do PDT e considerou inconstitucional um trecho da Lei da Ficha Limpa, que fazia com que pessoas condenadas por determinados crimes ficassem inelegíveis por mais oito anos, após o cumprimento das penas. 

Também segundo a publicação, a suspensão determinada por Barroso vale até que o plenário do STF julgue em definitivo ação do PDT, que motivou a decisão de Nunes Marques.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp