Eleições

Após live de Bolsonaro, Salvador terá manifestação pelo voto impresso

Arquivo
Sem provas, presidente disse que há "indícios" de manipulação na urna eletrônica  |   Bnews - Divulgação Arquivo

Publicado em 30/07/2021, às 14h33   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

Apoiadores bolsonaristas convocaram para o próximo domingo, dia 1º de agosto, em algumas cidades brasileiras, manifestações favoráveis à mudança no sistema eleitoral brasileiro para o voto impresso com contagem pública total de votos. Em Salvador, o evento acontecerá no Farol da Barra, às 9h.

A convocação para o evento acontece na semana em que o presidente Jair Bolsonaro, sem apresentar provas, realizou uma live onde disse ter "indícios" de manipulação das eleições.

Ele usou como exemplo principal a eleição presidencial de 2014, que na visão dele teria sido vencida supostamente pelo candidato derrotado Aécio Neves (PSDB). "Não temos prova. Deixar bem claro. Mas há indícios [de] que eleições para senadores, deputados, pode ocorrer a mesma coisa – por que não?", declarou Bolsonaro.

Durante a transmissão, foram apresentados vídeos que tentaram demonstrar que seria possível fraudar o código-fonte das urnas eletrônicas para computar o voto de um candidato para outro.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por sua vez, desmentiu as acusações em tempo real pelas redes sociais e lembrou que "a integridade, segurança e auditabilidade da urna eletrônica são testadas e comprovadas publicamente em todas as eleições gerais e municipais do Brasil e acompanhadas por representantes da sociedade por meio do teste de integridade".

Leia também:

Ministros do STF chamam Bolsonaro de "moleque", informa colunista

Bolsonaro se comprometeu com Ciro Nogueira que seria mais moderado

ACM Neto avalia que Bolsonaro contradiz seu discurso de candidato, mas não descarta apoio em 2022

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp