Eleições

Candidatos fazem promessas para o Pelourinho

Imagem Candidatos fazem promessas para o Pelourinho
Neto, Pelegrino e Kertész tem posições diferentes sobre revitalização do patrimônio  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 28/07/2012, às 09h01   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O Pelourinho, um dos principais cartões postais de Salvador, enfrenta problemas de segurança e sustentabilidade econômica e por mótivos diversos se tornou uma espécie de "cabo de guerra" no discurso de candidatos à Prefeitura de Salvador.

Enquanto o candidato ACM Neto (DEM) diz estar disposto, caso eleito, a assumir a gestão da área, o petista Nelson Pellegrino fala em obter recursos do governo federal para revitalizar.

Neto disse que o Pelourinho e o todo o centro histórico de Salvador estão abandonados. Prometeu investir, com ou sem o apoio do governador Jaques Wagner (PT), em um plano de requalificação para que a área seja um "corredor cultural" da cidade.

Pellegrino, que também tem cadeira na Câmara dos Deputados, classificou o discurso do rival como "proselitismo" e aposta no apoio do governador e da presidente Dilma Rousseff para dar um futuro diferente para o patrimônio.

Já o peemedebista Mário Kertész afirma que, se eleito, destinará 4% do orçamento municipal para a cultura. Ex-prefeito de Salvador por duas gestões, Kertész se afastou da política por 18 anos para se dedicar ao radialismo.

Após ouvir o percentual de investimento proposto por Kertész, Neto disse que os aportes no setor cultural em uma possível gestão do DEM começarão com 1% do orçamento, índice que, segundo ele, subirá de modo "gradativo e crescente".

Kertész demonstrou desconforto com o comentário e disparou contra o candidato Democratas afirmado que é fundamental assumir os compromissos reais com a cidade. Ainda ironizou ao dizer que quando fala de porcentagens é porque estudou e sabe o que esta falando.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp