Eleições

Postulantes a vereador do PMDB têm candidaturas indeferidas

Publicado em 31/07/2012, às 10h54   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Os candidatos do PMDB que disputam uma vaga na Câmara de Vereadores de Salvador foram surpreendidos na segunda-feira (30) com uma decisão que pode atrapalhar a participação deles  na corrida eleitoral. Todas as candidaturas do partido foram indeferidas pelo cartório da 13ª Zona Eleitoral da capital baiana, que atendeu o pedido de impugnação requerido pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). O juiz Carvalho atendeu a um pedido de impugnação porque dos 45 candidatos homens, 37 apresentaram toda a documentação; entre as 20 mulheres candidatas, apenas duas estavam de acordo com a legislação eleitoral.  Os candidatos prometem recorrer da decisão.

Atualmente, o PMDB tem na Câmara tem seis vereadores.  Conforme justificativa do juiz, o partido não respeitou o cálculo do percentual de candidatos por sexo, sendo que no último dia 12 de julho, a sigla já teria sido intimada a solucionar a questão em um prazo de 72 horas. Apesar de o partido ter explicado quarenta e oito horas depois que os registros habilitados em sua convenção cumpriram as exigências de proporcionalidade de sexos, com 45 candidatos homens e 20 candidatas mulher, de acordo com a sentença do juiz apenas 37 homens e duas mulheres entregaram a documentação.

Em entrevista a Tribuna da Bahia, o presidente estadual do PMDB, Lúcio Vieira Lima, disse que toda a questão dos documentos está sendo solucionada, além disso, ele confirmou que o partido vai apresentar recursos contra essa determinação. “Tudo será resolvido”, declarou.

Informações da Tribuna da Bahia

Matéria originalmente publicada às 07h54 do dia 31/07.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp