Eleições

Lula vem a Salvador enquanto Dilma chega a São Paulo

Imagem Lula vem a Salvador enquanto Dilma chega a São Paulo
Líderes petistas entram de cabeça na disputa eleição   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 14/09/2012, às 07h36   Luiz Fernando Lima (twitter: @limaluizf)


FacebookTwitterWhatsApp

O noticiário baiano deu destaque, nesta quarta-feira (5), à confirmação da visita do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Salvador, agendada para o dia 14 próximo. O líder do projeto nacional do PT busca alavancar a candidatura de Nelson Pelegrino. Enquanto isso, em São Paulo, a presidente Dilma Rousseff, oficializou a entrada na corrida eleitoral de Fernando Haddad.

O jornal Estado de São Paulo ressaltou que depois de uma conversa com Lula sobre os próximos passos da ofensiva eleitoral contra o PSDB, Dilma desembarca hoje na capital paulista para gravar mensagem de apoio ao candidato Fernando Haddad.

Contudo, a colunista da Folha de São Paulo, Mônica Bergamo, revelou, também nesta quarta, que o depoimento de Dilma a Haddad foi gravado há alguns dias, em Brasília, e em segredo. De acordo com a jornalista, o depoimento está guardado a sete chaves no “cofre” do baiano João Santana, marqueteiro nacional do partido.

A despeito da discordância entre as publicações, as duas revelam que o momento de entrada de Dilma na campanha de Haddad foi antecipado pelo desempenho “surpreendente” de Celso Russomanno (PRB) nas pesquisas. A disputa em São Paulo é estratégica e não apenas por pautar a próxima eleição nacional, mas pelo empenho do próprio Lula que bancou Haddad, assim como o fez com a atual presidente.

Comenta-se nos bastidores que a presidente já gravou também para o candidato petista em outro front considerado fundamental pelo partido: Belo Horizonte, local onde Patrus Ananias busca superar o atual prefeito Márcio Lacerda (PSB), que é apoiado pelo senador e líder tucano Aécio Neves.

Resta saber qual será o momento escolhido pela presidente para vir a Salvador ajudar Nelson Pelegrino. Sabe-se que a situação em Recife, por exemplo, é mais complicada, pela conjuntura, que a da capital baiana. No entanto, o desempenho do candidato ACM Neto (DEM) nas pesquisas iniciais colocou o “time” petista de prontidão e a ajuda da presidente é vista como fundamental. Só falta acontecer.

Publicada no dia 05 de setembro de 2012, às 12h04.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp