Eleições

Candeias: Tonha Magalhães desce ainda mais e Francisco empata

Imagem Candeias: Tonha Magalhães desce ainda mais e Francisco empata
Bocão News divulga primeira pesquisa eleitoral. Ex-prefeita caiu para 30 e adversário encostou   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 06/09/2012, às 16h13   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Se enganaram aqueles que pensaram que a eleição de Candeias, município da Região Metropolitana de Salvador, seria tranquila. Nova pesquisa do Instituto Dataqualy / Bocão News aponta para o empate entre os candidatos Sargento Francisco (PMDB) e Tonha Magalhães (PR). Os dois foram escolhidos por 30% dos 404 eleitores entrevistado nos dias 30 e 31 de agosto. O ex-secretário estadual da Fazenda Carlos Martins (PT) mantém o terceiro lugar, sendo a opção de 11%. Jair Cardoso (PDT) e Sargento Isidório (PSB) somam 12%, mesmo percentual entre os indecisos.

O que chama atenção no novo levantamento, registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo: BA – 00120/2012, é a queda vertiginosa da ex-prefeita Tonha Magalhães. Na primeira pesquisa feita no município em junho passado, a ex-deputada federal aparecia com 40,7% das intenções. No dia primeiro de setembro, no segundo levantamento, havia caído para 34,9%, ficando mais de 12 pontos a frente do peemedebista.

Nesta, chegou aos 30%, não conseguindo interromper a curva de queda apresentada nos três levantamentos divulgados até o momento. Por outro lado, Francisco saltou de 22% para 30%. Martins perdeu poucos pontos saindo dos 12,6% para 11%.

No levantamento espontâneo também se configurou o empate técnico entre Tonha e Francisco. A republicana aparece com 28% enquanto o peemedebista tem 24%. A margem de erro da pesquisa é de 4,9%. Martins manteve estável o desempenho quando comparado com o resultado da estimulada, 10%. Neste item, o destaque é para os eleitores que ainda não sabem em quem votar quando não sõ apresentados os candidatos. Nada menos que 24% dos entrevistados se encaixam neste seguimento.

Rejeição

A expectativa dos adversários da candidata que até então liderava as pesquisas se justifica não apenas pelo crescimento dos percentuais de intenção votos, mas também pelo alto índice de rejeição da ex-prefeita. O levantamento demonstra que 35% dos entrevistados não consideram a possibilidade de votar em Tonha Magalhães. O resultado da republicana é similar ao do deputado Sargento Isidório, 28%. Os outros dois principais candidatos apresentam 15% neste quesito.

Vitória

Tonha Magalhães e Sargento Francisco empatam tecnicamente na expectativa de vitória. Para 36% dos entrevistados ela vence. Outros 32% acreditam que o atual prefeito saíra vencedor do pleito no dia 7 de outubro.

Matéria originalmente publicada às 10h do dia 06/09.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp