Eleições

Vereadores se esquivam de votar contas

Imagem Vereadores se esquivam de votar contas
60% não sabem se aprovam ou não o relatório do TCM  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 26/09/2012, às 14h51   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Faltam menos de duas semanas para a realização das eleições municipais. Dos 1309 candidatos a vereador em Salvador 39 deveriam estar num dilema pouco confortável, mas não é assim. Estes são parte da atual legislatura da Câmara Municipal, juntam-se a eles outros três que não disputam o pleito de 7 de outubro.

O desconforto é justificado pela sensação de descumprimento de uma obrigação constitucional para qual foram eleitos há quatro anos. Fiscalizar o Poder Executivo é atividade indispensável na rotina dos vereadores, quando deixam de cumprir, a sensação e a imagem transmitida à população/eleitores é a de incompetência.

Com a eleição na boca do tempo não é de bom tom trazer à luz os defeitos, neste momento, ressaltam-se as qualidades e as propostas, muitas das quais inconstitucionais ou de impossível aprovação em plenário. Mas o assunto é a falta de cumprimento do que deveria ter sido feito ainda nesta legislatura.

As contas de João Henrique de 2010 estão prontas para ir a plenário há seis longos meses. Não foi apreciada ainda sob argumento de que era preciso tempo para analisar a vasta documentação. O jornal A Tarde fez um levantamento, publicado na edição desta quarta-feira (26), no qual pode-se ver que 60% dos edis não têm uma decisão sobre aprovar ou não o relatório técnico do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

A reportagem do impresso baiano perguntou aos 41, entre outras, se votaria pela aprovação ou rejeição e se gostaria que este “julgamento” fosse feito antes ou depois das eleições. Dos 35 localizados, 19 disseram que preferiam que fossem votadas antes da eleição, no entanto, nove destes não assinaram o pedido de urgência.

O que parece um contrassenso não é necessariamente visto como tal pelos vereadores. Eles argumentam que a finalidade do requerimento, proposto por Sandoval Guimarães (PMDB), são outras – o edil poderia capitalizar eleitoralmente – no entanto, ao deixar de assinar, estes edis impedem a votação antes das eleições. Eis um paradoxo.

Sobre rejeitar ou aprovar, apenas Téo Sena (PTC), líder do governo na Casa, disse ser contrário ao parecer do TCM, mas a maioria ainda não sabe se vai ou não.

Matéria originalmente publicada às 11h36 do dia 26/09.


Foto: Roberto Viana // Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp