Eleições

Balanço das Eleições: 339 urnas quebradas, 23 presos e 10 mil placas apreendidas

Imagem Balanço das Eleições: 339 urnas quebradas, 23 presos e 10 mil placas apreendidas
População soteropolitana espera resultado dos votos neste domingo   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 07/10/2012, às 21h35   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A votação para as eleições municipais neste domingo (7) estão encerradas em todo o Brasil. Por volta das 20h deve sair o resultado dos votos para a prefeitura na capital baiana. Na Bahia, 339 urnas apresentaram problemas, e destas 142 foram substituídas. Em Salvador, 23 urnas foram trocadas por apresentarem problemas técnicos.

De acordo com Josevando, corregedor regional eleitoral, ocorreram 23 prisões na Bahia. "Na cidade de Seabra, na Chapada Diamantina, 3 pessoas foram presas pela polícia por boca de urna. Em Amélia Rodrigues foram 19 prisões pelo mesmo crime, e neste mesmo município, o candidato à vereador Roberto das Neves foi preso pela polícia por aliciamento de voto", contou.

Em Salvador, a zona eleitoral responsável por fiscalizar o crime de boca de urna foi a 19ª. Ainda na oportunidade, o corregedor comentou sobre a dificuldade de fiscalizar as placas irregulares neste domingo. "Mais de 10 mil placas já foram apreendidas e por falta de efetivo nós temos dificuldades com a fiscalização, mas contamos com a boa vontade da prefeitura de Salvador, e da SUCOM, para fazer este trabalho".

Funcionamento das urnas

Com relação às urnas, algumas precisaram ser substituídas. “101 urnas apresentaram problemas, destas, 33 foram trocadas, 8 delas em Salvador”. Pelo menos 925 técnicos foram disponibilizados para atenderem 30 mil urnas em Salvador, pontuou.

Detentos

As pessoas que estão custodiadas nos presídios espalhados por toda a Bahia, exerceram direito de voto nas eleições municipais deste domingo (7). De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), 2.291 presos estão alistados e aptos para participar do pleito.

Em Salvador, são cerca de quase 2 mil presos que participam da escolha do novo prefeito e dos 43 vereadores. De acordo com o Major Ricardo, do batalhão de Guarda em Salvador e Região Metropolitana, tudo ocorreu como previsto e não houve alteração nas unidades prisionais. “Na Lemos de Brito, em Mata Escura, mais de 60 homes fizeram o reforço policial na unidade e cerca de 125 detentos votaram sem qualquer tipo de problema”, garantiu.   
No interior, o número chega a quase 500 presos. O TRE-BA contemplou 15 unidades prisionais no estado, sendo 8 na capital e 7 no interior.


Confira galeria de fotos das Eleições 2012 do Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp