Eleições

Ibope é desmoralizado em Salvador

Imagem Ibope é desmoralizado em Salvador
Instituto de pesquisa nacional não acerta resultados e tem credibilidade colocada em cheque  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 08/10/2012, às 13h33   Redação Bocão News



No sábado (06) que antecedia as eleições em Salvador o Instituto de pesquisas Ibope apontava ACM Neto (DEM) com 29% das intenções de voto sendo superado pelo adversário Nelson Pelegrino (PT), que teria alcançado 34%.

Já a pesquisa boca de urna divulgada pelo mesmo instituto na tarde de ontem – antes da apuração – sentenciava Pelegrino com 43% dos votos válidos sendo seguido por ACM Neto com 36%. O resultado final após todas as urnas serem apuradas terminou revelando outra realidade: ACM Neto com 40,1% superando o adversário petista que ficou em segundo com 39,7%.

O placar desfavorável terminou por desmoralizar o Ibope - maior empresa privada de pesquisa da América Latina e a 12ª do mundo -, que tem perdido credibilidade e colocado em cheque a margem de erros registrada acima do comum.

As constantes falhas do instituto foi o combustível do democrata que com o fim da apuração comemorou o resultado e debochou das pesquisas: “O Ibope errou. Célia, o Ibope deu que a gente perdia por 7%. Ganhamos no primeiro turno e vamos ganhar no segundo. A turma do Ibope vai dormir triste hoje (ontem). Nós somos mais que o Ibope”, gritou Neto.

Os deslizes não foram registrados apenas em Salvador. Em São Paulo, depois de colocar o candidato Celso Russomano (PRB) na liderança, o resultado do primeiro turno confirmou outra tendência e colocou José Serra (PSDB) e Fernando Haddad na disputa final, deixando o ‘líder’ de fora.

A situação está tão complicada que as conversas de bastidores já dão conta da possível separação no casamento do Ibope com a TV Bahia – da família Magalhães –, que mesmo tendo vínculos com a Rede Globo já há quem defenda a união com a Datafolha.

Nota originalmente publicada às 8h31


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp