Eleições

ACM Neto e Pelegrino buscam professores no primeiro programa

Imagem ACM Neto e Pelegrino buscam professores no primeiro programa
Na abertura do horário eleitoral do segundo turno, candidatos mostram aliados  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 15/10/2012, às 16h33   Luiz Fernando Lima (twitter: @limaluizf)


FacebookTwitterWhatsApp



Os dois candidatos que disputam o segundo turno da eleição de Salvador, ACM Neto (DEM) e Nelson Pelegrino (PT), abriram o primeiro programa eleitoral de televisão com uma homenagem aos professores no dia dedicado ao profissional desta categoria.

Já de início a dicotomia entre os discursos de cada candidatura pode ser visto. A professora da campanha de Pelegrino afirmou que nunca o profissional desta área foi tão valorizado. “Quando você faz um comparativo de seis atrás e atualmente, qualquer professor que pegue seu contra cheque, percebe a evolução. Não tem professor no Estado que receba menos que o piso salarial”, declara uma mulher que, aparentemente, é professora.

No programa de Neto não é diferente. Nele Iêda Nogueira, professora do Estado, traz um depoimento emotivo dos dias de greve. “Eu nunca pensei que em toda minha carreira de magistério, nos 24 anos, nós fossemos tratados como nós fomos. Foi angustiante, foi triste. Eu creio que a classe trabalhadora, o funcionalismo público apostou no Partido dos Trabalhadores e fomos apunhalados pelas costas. Tanto que a nossa música durante a greve dizia isso ‘você pagou com traição a quem sempre lhe deu a mão´- Vou Festejar de Beth Carvalho –".

Após esta semelhança que carrega pontos de vistas diferentes, os programas enveredaram cada um para o seu lado. Pelegrino trouxe depoimento dos novos e a antigos membros do time que ele representa. Os candidatos derrotados no primeiro turno Mário Kertész e Márcio Marinho gravaram mensagem pedindo a transferência de votos para o petista. “Não tenha dúvida, chame Pelegrino para mudar Salvador”, convoca o radialista, recém desfiliado ao PMDB.
A presidente Dilma Roussef,f que chega a Salvador na próxima sexta-feira, também gravou para o correligionário. Ela pede voto e destaca a atuação de Pelegrino no Congresso, onde, segundo a presidente, ele é um dos deputados mais atuantes.

Neto também puxou a corda para a experiência parlamentar. Reforçou o fato de ser o deputado federal mais votado na Bahia nas três últimas eleições e trouxe também depoimentos de dois senadores, Álvaro Gomes (PSDB) e José Agripino (DEM), que representam os principais partidos da oposição à presidente Dilma.

Entre os candidatos derrotados no primeiro turno, apenas o vice da chapa de Mário Kertész, Nestor Duarte (PMDB) foi apareceu no programa de Neto. Coube a ele representar os irmãos Geddel e Lúcio Viera Lima que declararam apoio ao líder da bancada do DEM na Câmara Federal.

O candidato do DEM voltou a afirmar que os petistas adotaram a política do medo no primeiro turno e que esta não surtiu efeito. Os caciques peemedebistas não apareceram no programa de Neto, contudo, Geddel foi citado pela propaganda petista como liderança importante na reeleição do prefeito João Henrique.

Esta é uma aposta do marketing do PT: trazer os votos de Mário Kertész e vincular a imagem de Neto, Geddel e Lúcio ao atual gestor. Resta combinar com o eleitorado heterodoxo de Salvador. Por aqui, tem eleitor que votaria em João Henrique novamente, tem eleitor que não acredita na vinculação proposta pelo PT e ainda os que não se importam com esta suposta associação.

Confira os primeiros programas de cada candidato:





Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp