Eleições

Segundo turno define força do governo e oposição

Imagem Segundo turno define força do governo e oposição
Salvador e Vitória da Conquista com mais 3 milhões de pessoas são consideradas essenciais  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 21/10/2012, às 20h40   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp


A abertura urnas em Salvador e Vitória da Conquista no próximo domingo (28) revelará se a Bahia caminha para uma hegemonia dos partidos da base do governador Jaques Wagner ou para um equilíbrio  entre partidos aliados e de oposição. É a chance de governar mais de três milhões de pessoas, cerca de 21% da população da Bahia, de  acordo com informações publicadas no jornal A Tarde, neste domingo (21).

Caso ocorra vitória do candidato Nelson Pelegrino (PT) em Salvador, e de Guilherme Menezes (PT) em Vitória da Conquista, os 11 partidos que oficialmente compõem a base aliada de Wagner ficarão no comando de 327 municípios baianos. Estes municípios abrigam uma população de 11,5 milhões de pessoas - 81% da população do estado, levando a hegemonia do governador, com 90 cidades, a oposição representaria 19% da população.

Mas caso ACM Neto (DEM) ganhe em Salvador e Herzem Gusmão (PMDB) em Conquista, o cenário dará lugar a um panorama menos favorável para o governo. Prefeitos governistas representariam prefeituras que têm 60% da população, enquanto a oposição, com 92 cidades, seria responsável por governar 40% dos baianos.

De acordo com o secretário estadual de Relações Institucionais, Cezar Lisboa, tanto Vitória da Conquista quanto Salvador têm importância de estratégica. Na capital o PT nunca governou e em Conquista impera há 16 anos. "Estamos trabalhando para vencer. São cidades simbólicas para nosso projeto", disse ao jornal.

Já o presidente municipal do PMDB, o deputado federal Lúcio Vieira Lima, enxerga que vencer nas grandes cidades é fundamental para oposição. "A vitória da oposição vai sinalizar um desejo de mudança da população. E terá apelo às lideranças do interior", disse à reportagem.


Matéria originalmente publicada às 11h57 do dia 21/10

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp