Eleições

Levantamento aponta 1.515 prefeitos reeleitos para 2013

Imagem Levantamento aponta 1.515 prefeitos reeleitos para 2013
José Ronaldo do DEM, por exemplo, retorna à prefeitura de Feira de Santana  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 04/11/2012, às 11h26   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



Segundo levantamento da Agência Estado, de São Paulo, 1.515 prefeitos conseguiram se reeleger este ano, 205 a mais em 2005. Isso significa que quatro entre dez eleitos para comandar as prefeituras a partir de 2013 vão voltar para a cadeira que um dia ocuparam. Três desses quatro são atuais prefeitos, que concorreram à reeleição e venceram.



José Ronaldo (DEM) retorna a prefeitura de Feira de Santana


O quarto, por sinal, é um ex-prefeito que já comandou a prefeitura em pelo menos um mandado desde 1996. Os outros seis novos prefeitos vão governar a cidade pela primeira vez nos últimos 16 anos. Em percentagem, a taxa de retorno é de 38%. O índice é alto, considerando que as eleições de 2012 são o fim de um ciclo de reeleição. O fato se deu porque no pleito de 200, quando a reeleição para prefeito passou a valer, todos puderam se candidatar novamente, dando início a um novo ciclo. Dessa forma, na eleição seguinte, menos prefeitos puderam concorrer.

Nas 83 cidades do Brasil, com mais de 200 mil eleitores, a taxa de retorno é menor: 34%. Nelas, 20 prefeitos foram reeleitos, sendo que a maioria das definições ocorreu no primeiro turno como no Rio de Janeiro com Eduardo Paes (PMDB) e de Belo Horizonte (PSB).

Novos prefeitos

Segundo dados levantados pelo Estadão Dados, a partir de um levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), sobre os candidatos que tentavam a reeleição e os que já haviam sido eleitos prefeitos pelo menos uma vez desde 1996, o DEM é a sigla com menor taxa de renovação. Metade dos prefeitos democratas eleitos em 2012 vai ocupar o cargo pela segunda vez, ou seja, são prefeitos reeleitos ou ex-prefeitos. Na Bahia, o DEM venceu com um ex-prefeito em Feira de Santana (BA), por exemplo.

Em segundo lugar, aparece o PSDB, com taxa de retorno de 44%. Nesta conta, os ex-prefeitos são 17 de cada 100 novos eleitos, a maior proporção entre os grandes partidos.


Foto: Divulgação

Publicada no dia 03 de novembro de 2012, às 19h56

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp