Eleições

Site e funpage do projeto "De Olho em ACM Neto" são retirados do ar

Imagem Site e funpage do projeto "De Olho em ACM Neto" são retirados do ar
Idealizador, que mantém anonimato, diz que recebeu e-mails de "perturbadores"  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 04/11/2012, às 12h46   Adelia Felix (Twitter: @adelia_felix)


FacebookTwitterWhatsApp

"De Olho em ACM Neto", um site e uma fanpage criados para acompanhar a gestão do prefeito eleito de Salvador, ACM Neto (DEM), foram retiradas do ar. Inicialmente, quando o projeto dava os primeiros passos, o idealizador, que mantém o anonimato, declarou que a intenção era cobrar as promessas feitas durante as eleições, avaliar as atitudes e ações durante o mandato, tudo feito a partir de uma visão popular. Mas na última sexta-feira (02), por meio de uma postagem no Facebook foi revelado o projeto chegava ao fim.

“Muito apoio conseguimos. Diversas pessoas mandaram mensagens e outras já estavam trabalhando para o avanço deste projeto. A estas pessoas eu peço desculpas por ter encerrado com a atividade. Reconheço e fico feliz por saber que este pode ser um projeto importante para a democracia e o exercício da cidadania, mas fico triste em saber que isso tem um preço. E eu não posso pagar sozinho”, diz trecho da postagem.

Ainda na rede social, o idealizador escreveu que estava recebendo e-mails estranhos de possíveis “pertubares” sem citar nomes: "Ontem, 01/11, foi um dia complicado, recebi emails estranhos, telefonemas estranhos e um movimento sistemático de algumas pessoas com o objetivo único de perturbar o projeto. Surgem perguntas: será que vale a pena me expor? Quando o grupo A ou B descobrirem quem eu sou e para quem foi meu voto e minha campanha? Como reagirão? Como fica a minha empresa? Minha família?", desabafa.

E no sábado (02), uma nova revelação foi feita: a mudança do nome da página. Agora chamada de "deolhonogestoracmneto" e não mais "deolhoemacmneto". “O nome não foi alterado para agradar A ou B. Vem mudança por aí. COisa boa!”, garante o idealizador.


Confira a postagem na íntegra:

Amigos,

No momento que criei esta página não pensei que teria tanta repercussão, críticas e apoio. Dormimos com 4 mil pessoas em apenas 48 horas. O mais interessante é que o discurso da grande maioria foi a favor do uso desta ferramenta. Ouvi isso tanto de petistas como de Carlistas. Alguns se sentiram incomodados com o nome do projeto, outros se sentiram confortáveis; uns criticaram o fato de s
ó ter sido criado para a gestão de Neto e outros, estes muitos, de ambas as vertentes que estão polarizadas (PT e DEM), insinuavam que o objetivo foi criado por um petista ou carlista e que o objetivo era prejudicar a imagem de A ou B.

Infelizmente eu tenho uma ideologia partidária e acreditava mesmo que isso não importava, pois o objetivo é nobre e focado no exercício da cidadania. O anonimato de certa forma estimulou a criatividade de muitos, acho até normal pelas praticas políticas e partidárias que todos nós sabemos que existe, de um lado e de outro. Este anonimato é justamente para garantir que o meu lado era menos importante do que o de todos nós. No entanto, para um simples mortal isso tudo é pesado. Passei dois dias dedicados exclusivamente para esta página, tentando responder a todos. Todo mudo sabe o que este tempo pode representar para uma empresa sem o seu comandante.

Ontem, 01/11, foi um dia complicado, recebi emails estranhos, telefonemas estranhos e um movimento sistemático de algumas pessoas com o objetivo único de perturbar o projeto. Surgem perguntas: será que vale a pena me expor? Quando o grupo A ou B descobrirem quem eu sou e para quem foi meu voto e minha campanha? Como reagirão? Como fica a minha empresa? Minha família?

Muito apoio conseguimos. Diversas pessoas mandaram mensagens e outras já estavam trabalhando para o avanço deste projeto. A estas pessoas eu peço desculpas por ter encerrado com a atividade. Reconheço e fico feliz por saber que este pode ser um projeto importante para a democracia e o exercício da cidadania, mas fico triste em saber que isso tem um preço. E eu não posso pagar sozinho.

A página do facebook vai ficar no ar e gostaria de passar esta tarefa para outras pessoas que entenderam o objetivo e podem continuar com o projeto. Vou preparar o email para manter contato.
Um forte abraço!



Ataque durante as eleições
O radialista Mário Kertész (PMDB), que se candidatou a prefeito de Salvador, foi alvo de manifestações na rede durante a campanha eleiroal. E foi graças a uma liminar na Justiça Eleitoral que a fanpage "Mário Kertész Nunca Mais" foi retirada do Facebook.



O autor anônimo da fanpage criada no dia 3 de julho, reagiu à notícia das ações judiciais e postou "Mário Kertész é o radialista que se notabilizou por criticar a tudo e a todos. E agora, candidato a prefeito, atenta contra liberdade de expressão. Ele quer nos tirar do ar, calar nossa voz. Não vai conseguir", protestou na rede social.

Apesar da decisão, os criadores da página não respeitaram a decisão da Justiça. Após a retirada da versão “Nunca Mais”, os críticos de Kertész fizeram uma nova: “Mário Kertész Não Te Quero Mais”.


Fotos: Reprodução

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp