Eleições

Marcos Mendes diz que polícia é um braço da ditadura militar

Imagem Marcos Mendes diz que polícia é um braço da ditadura militar
Candidato defende a desmilitarização da polícia  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 05/08/2014, às 21h40   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Ponto culminante nos debates políticos deste ano é a segurança pública. Para Marcos Mendes (Psol), a Polícia Militar no Brasil foi construída como um braço auxiliar da ditadura militar. O candidato ao governo do estado apontou propostas de intenrvenção à segurança pública nesta terça-feira (5).

Segundo Mendes, a polícia brasileira ainda é regida pelo Regime Disciplinar do Exército. A preparação desse policiais faz com que eles enxerguem a população como inimigo, como se eles estivessem sempre sendo preparados para a guerra.

O postulante ao Palácio de Ondina disse que no governo de Paulo Souto (DEM) existia um processo de aumento da violência anual. Para Mendes, na época de Souto, a segurança pública era concebida pelo viés repressivo. “ O jovem, negro e da periferia era a grande vítima da violência. O dinheiro que deveria ter sido investido em políticas sociais era desviado para as grandes empreiteiras. As pessoas não podem continuar sendo criminalizadas porque são negras e moram na periferia”, frisou.

Dentre as propostas do postulante está a desmilitarização da polícia, a implementação da PEC 51, da PEC 300, a separação da polícia do Corpo de Bombeiros, novo regime disciplinar e salário digno para todos os profissionais de forma igualitária baseado na Polícia do Distrito Federal.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp