Eleições

Site Ficha Limpa divulga balanço

Publicado em 01/10/2010, às 17h44   Luiz Fernando Lima


FacebookTwitterWhatsApp

A decisão sobre a constitucionalidade da nova Lei Ficha Limpa ainda não foi tomada. Enquanto o julgamento não termina os movimentos sociais organizados continuam pressionando o judiciário com intuito de consolidar a determinação ainda para estas eleições. Mesmo assim, diversos postulantes a cargos eletivos tiveram suas candidaturas impugnadas com base nesta Lei, uma vez que, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), diferente do supremo, chegou a uma resolução.

Articulação Brasileira contra a Corrupção e a Impunidade (Abracci), uma das entidades mais ativas neste processo, divulgou balanço de registros no site Ficha Limpa, que é um portal que apresenta um cadastro voluntário e positivo de candidatos que atendem à nova lei. Apesar do apelo popular apenas 77 postulantes aparecem na lista, desses somente quatro são baianos: Tsylla Maria Balbino de Carvalho Ferreira (PV), Sérgio Barradas Carneiro (PT) ambos concorrem a um assento na Câmara Federal; o postulante ao Senado Edson Duarte (PV); e Marcos Mendes (Psol) que disputa a vaga para governador do estado.

De acordo com o boletim do site, até a última quinta-feira (30), 174 candidatos enviaram solicitação de cadastro, mas por não apresentarem todos os documentos necessários para ter ou permanecer com o nome publicado foram subtraído do portal. O número de requerentes é pequeno, tendo em vista que dos 23.438 candidatos 9.051 poderiam solicitar cadastramento. Os outros 14.387 concorrem a deputados estaduais e o site não cobre esta modalidade eleitoral.

Apesar do número pouco expressivo de registros o site teve durante os 65 dias de funcionamento a média de 18 mil acessos únicos por dia. O que para os organizadores é motivo para comemorar. Eles consideram que o eleitor está sim interessado em saber se os candidatos estão ou não cumprindo aos requisitos da Ficha Limpa.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp