Eleições

Eleições Salvador: João Leão confirma Joca Soares como nome do PP para chapa com Olívia Santana

Vagner Souza/Arquivo BNews
Declaração foi dada em convenção do PCdoB  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/Arquivo BNews

Publicado em 12/09/2020, às 10h23   Victor Pinto e Marcio Smith


FacebookTwitterWhatsApp

O vice-governador da Bahia, João Leão (PP), confirmou o nome do campeão mundial de kickboxing  e presidente do diretório municipal do partido, Joca Soares, como escolha da legenda para compor a chapa com  Olívia Santana (PCdoB). A declaração foi dada neste sábado (12) durante a convenção do Partido Comunista do Brasil.

"Uma chapa de campeões, Joca Soares pentacampeão mundial de kickboxing, campeão baiano, brasileiro, sul americano e campeão em sua vida pessoal. Estamos oferecendo uma chapa de campeões para Salvador. Olívia Santana foi vereadora por três mandatos, deputada estadual por dois mandatos e secretária de estado. São pessoas que tem condição de ajudar a população de Salvador, principalmente os mais humildes", afirmou o pepista.

Leão rechaçou que a chapa esteja sendo formada pensando na questão da representatividade racial e ressaltou a capacidade da chapa formada pelo PCdoB e PP. 

"O que nós estamos oferecendo são dois quadros excepcionais que possuem condição de governar Salvador muito bem, melhor do que está aí", garantiu o vice-governador.

Pesquisa

A pesquisa da Real Time Big Data divulgada nesta sexta-feira (11) pela Record TV Itapoan mostra o vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), como líder em todos os cenários da disputa pela prefeitura da capital baiana. Apesar da liderança, a eleição seria decidida no segundo turno. A margem de erro é de quatro pontos para mais ou para menos. 

No levantamento estimulado, ou seja, quando os nomes são apresentados ao entrevistado, no primeiro cenário, Reis aparece com 33%, Sargento Isidório (Avante) com 12%, Lídice da Mata (PSB) com 10%, Olívia Santana (PCdoB) com 6%, Major Denice (PT) com 5%, Cezar Leite (PRTB) com 4%, Bacelar (PODE) e Hilton Coelho (PSOL) com 1% cada e Celsinho Cotrim (PROS) não pontua. Brancos e nulos somam 18% e não opinaram 10%. 

Dentro da margem de erro, Isidório, Lídice da Mata e Olívia Santana estariam empatados tecnicamente. Em um segundo cenário seguido de empate técnico, também dentro da margem de erro, estariam Olívia, Major Denice e César Leite.

Em um segundo cenário sem Lídice da Mata, sem Bacelar e sem Celsinho Cotrim, Reis continua na liderança com 34% seguido de Pastor Sargento Isidório com 13%; Olívia Santana com 7%, Major Denice com 6%, Cezar Leite com 4% e Hilton Coelho com 2%. Brancos e Nulos somam 20%. Não souberam ou não opinaram 14%. 

Neste cenário, Olívia Santana, Major Denice e César Leite estariam empatado tecnicamente no limite da margem de erro. 

Na espontânea, quando os nomes não são postos, Bruno Reis aparece com 9%, ACM Neto com 6%, Isidório com 2%, Cezar Leite e Lídice da Mata com 1% cada. Outros somados ficam com 3%. Brancos e Nulos somam 18%. Não souberam ou não opinaram com 60%. 

Eleições 2020

A  Câmara dos Deputados aprovou, em julho deste ano, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 18/20 que prevê o adiamento das eleições municipais, em razão da pandemia do novo coronavírus, de 4 e 25 outubro para os dias 15 e 29 de novembro. Após a aprovação no Congresso Nacional a PEC foi promulgada.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, defendeu o adiamento das eleições por conta da pandemia do novo coronavírus.


Reprodução: Agência Câmara de Notícias

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp