Eleições

Em atos no final de semana, Rui e Neto se mobilizam para eleger prefeitos de olho em 2022

Divulgação Instagram
A 28 dias da eleição, a tendência é que o chefe do executivo baiano e de Salvador visite municípios no estado   |   Bnews - Divulgação Divulgação Instagram

Publicado em 18/10/2020, às 14h45   Raul Aguilar


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Rui Costa (PT) e o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), dedicaram o final de semana também para participar de eventos com candidatos de seus partidos.  


Na última sexta-feira, (16), Rui Costa foi até o município de Juazeiro para dar apoio ao candidato a reeleição a prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim (PT). Pesquisas mostram que Bonfim oscila entre segundo e terceiro lugar nas intenções de voto pelos juazeirenses.


No sábado (17), foi a vez do governador da Bahia reforçar sua confiança no candidato do Partido dos Trabalhadores em Feira de Santana, o deputado federal Zé Neto (PT). Em situação melhor do que candidato a reeleição em Juazeiro, o deputado federal do PT e candidato a chefe do executivo da Princesa do Sertão aparece com empate técnico com o atual prefeito, Colbert Martins (MDB), no topo das intenções de votos.  O segundo turno é dado como certo em Feira de Santana.


Capital Político


Bem avaliado pelos baianos, o governador Rui Costa tenta transferir seu capital político para os candidatos da legenda, atuando como fiel da balança em muitas cidades. Em Feira, a boa avaliação do governador, segundo pesquisas A Tarde / Potencial Pesquisas, superam até o do atual prefeito e de seu cabo eleitoral, Colbert Martins (MDB) e Zé Ronaldo (Dem).    


Cabo eleitoral do seu ex-secretário de Obras, Bruno Reis (Dem), o prefeito ACM Neto (Dem) tem evitado sair de Salvador e participado em diversos atos ao lado de Reis nos finais de semana. Porém, no último sábado, (18),  ele  foi até Lauro de Freitas para reforçar seu apoio no candidato de sua legenda no município, o empresário atacadista Teobaldo Costa (Dem).


Uma pesquisa do instituto Real Time Big Data, encomendada pela Record TV Bahia e divulgada no final de Setembro, mostrou que Teobaldo está em primeiro lugar nas pesquisas, seguido bem de perto pela atual prefeita Moema Gramacho (PT) que tenta reeleição. Bem avaliado pelos soteropolitanos e de olho em 2022, Neto começa a se movimentar para que seu partido e do arco de alianças alcance o máximo de prefeituras, pavimentando desde já uma ampla base de apoio.   


Movimentação


A 28 dias da eleição, a tendência é que o chefe do executivo baiano e de Salvador dediquem mais tempo visitando municípios no estado e reforçando suas participações em eventos dos seus candidatos na capital, Major Denice Santiago (PT) e Bruno Reis (Dem). A capacidade de transferência de votos dos candidatos será colocada à prova em 2020 e deverá afetar significativamente o pleito em 2022.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp