Eleições

Bruno Reis cresce vantagem e Denice ultrapassa Isidório em nova pesquisa; veja os números

Montagem BNews
O candidato à sucessão do prefeito ACM Neto (Dem) ampliou sua liderança há 24 dias do primeiro turno  |   Bnews - Divulgação Montagem BNews

Publicado em 22/10/2020, às 07h58   Raul Aguilar


FacebookTwitterWhatsApp

O candidato à sucessão do Prefeito ACM Neto, Bruno Reis (DEM), se manteve na liderança da corrida eleitoral em Salvador com 43% das intenções de voto, conforme levantamento A TARDE/Potencial Pesquisa, realizado entre os dias 15 e 20 de outubro, divulgado nesta quinta-feira, 22. O levantamento eleitoral, primeiro divulgado pelo grupo A Tarde após o início do período eleitoral,  possui margem de erro de 3,46 pontos percentuais e foi Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-09090/2020.

Os candidatos da base do governador Rui Costa (PT) aparecem tecnicamente empatado com menos de 11% das intenções de votos entre os eleitores consultados. Apesar de estar tecnicamente empatada com o candidato Pastor Sargento Isidório (Avante), o levantamento eleitoral mostrou que a Major Denice (PT) ampliou suas intenções de votos e passou a figurar no posto de segundo com maior ponto percentual. Com 8% ela superou o Olívia Santana (PCdoB), que aparecia com 10% do desejo do eleitorado ouvido pelo A Tarde em setembro. Isidório que antes aparecia com 10% das intenções de voto em setembro figura com 6%; Olívia Santana (PCdoB) reduziu pela sua intenção de votos segundo o levantamento em Outubro, aparecendo com 5% na pesquisa divulgada hoje, (22).

Os candidatos com menos de 5% das intenções de votos estão tecnicamente empatados na parte de baixo. O candidato a prefeito de Salvador pelo PRTB, Cezar Leite (PRTB), obteve 2% da intenção de promessa de apoio nas urnas pelos eleitores ouvidos, em setembro ele mesmo percentual obtido em setembro; Hilton Coelho (PSOL) e Bacelar (Podemos) sofreram uma redução de mais da metade, caindo de 3% para 1% do das intenções de votos cada. Celsinho Cotrim (Pros) que aparecia com 1% na pesquisa do mês passado não pontuou nesta. Rodrigo Pereira (PCO) se manteve sem pontuar no levantamento.

O número de indecisos representou 21%; brancos e nulos somaram 13% e 1% dos consultados não quiseram responder.

Espontânea

Além de crescer oito pontos percentuais na estimulada, Bruno Reis subiu 15 pontos na pesquisa espontânea, quando o nome dos candidatos não são mencionados ao eleitor consultado, passando de 21% em setembro para 36% das intenções de votos no levantamento divulgado hoje. Também empatados na pesquisa espontânea, dos candidatos que contam com o apoio do governador quem aparece com o melhor pontuação é a Major Denice Santiago (PT), que conta com 5%, seguida pelos candidatos Pastor Sargento Isidório e Olívia Santana (PCdoB), ambos com 4%. Cezar Leite (PRTB) aparece com 2%; Bacelar e o prefeito de Salvador, ACM Neto (Dem), foram citados por 1%. Os outras candidatos não pontuaram no levantamento espontâneo.

Há 24 dias do primeiro turno, o número de eleitores indecisos na pesquisa espontânea caiu de 44% para 32%, o que mostra uma certeza maior entre os baianos em quem irá votar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp