Emprego

Cerca de 200 alunos recebem certificação de cursos profissionalizantes do projeto Cidadania Já

Adenilson Nunes/BNews
Cerimônia da entrega dos certificados aconteceu na sede da Igreja Batista Missionária do Salvador (IBMS), no bairro da Pituba  |   Bnews - Divulgação Adenilson Nunes/BNews

Publicado em 22/12/2018, às 17h21   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Cerca de 200 alunos do projeto Cidadania Já receberam na tarde deste sábado (22), a certificação de conclusão de cursos profissionalizantes gratuitos nas áreas administrativa e de negócios. A cerimônia da entrega dos certificados aconteceu na sede da Igreja Batista Missionária do Salvador (IBMS), no bairro da Pituba.

De acordo com William Nascimento, professor voluntário do projeto, em 2018, mais de 3 mil alunos participaram dos cursos ofertados, a maioria pessoas desempregadas e de baixa renda.real

“O projeto foi idealizado justamente para suprir a necessidade que essas pessoas têm para se capacitarem para o mercado de trabalho, pois normalmente elas não têm acesso a cursos profissionalizantes, pois a maioria é pago”, explicou.

Para participar do projeto cada aluno realiza a doação de alimentos que posteriormente são entregues a instituições de caridade. “Recentemente doamos meia tonelada de alimentos para uma instituição que estava prestes a fechar. Depois doamos mais meia tonelada na comunidade do Uruguai. E hoje doamos cerca de 50 cestas básicas no bairro de Itacaranha, no subúrbio ferroviário de Salvador”, acrescentou o professor.

Presidido por Hebert Bouzan e Jau Paim, o instituto existe há 15 anos e conta com 30 escolas espalhadas pela Bahia. Na capital baiana, as aulas foram ministradas na sede da IBMS. O espaço cedido pelo pastor e empresário Rouney Joe, abrigou o projeto durante todo o ano.

“Me motivei quando vi o trabalho voluntário desenvolvido pelos meninos do projeto e a partir disso, eu pensei: ‘porque não como igreja, ceder o espaço para isso’. Até porque, o espaço da igreja era ocupado apenas nas quartas e domingos e hoje é ocupado diariamente pelos cursos, ou seja, tornamos essa área ainda mais útil. E assim eu acabei me tornando um voluntário palestrante do projeto”, disse.

Para Carlos Camilo, um dos alunos que recebeu a certificação neste sábado, o projeto serve como porta de entrada para o mercado de trabalho. Desempregado há 11 meses, ele contou que conseguiu um emprego após a conclusão dos cursos de gerente de loja e assistente de departamento financeiro. “Eu tomei conhecimento do projeto através de um grupo de Whatsapp. Mandaram o link lá e me inscrevi. Graças a Deus eu fui agraciado por todos os ensinamentos que foram dados durante o curso e essa semana eu fui contemplado com um emprego”, comemorou.

Além dos cursos realizados por Carlos, o Cidadania Já oferece outras opções como Rotinas Administrativas, Departamento Comercial, Recursos Humanos, Estoque, Almoxarifado, Faturamento, Consultou de Negócios e Oratória. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas através do site www.qualificaçãogratuita.com.br .

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp