Emprego

Petrobras forma 300 jovens na Bahia

Imagem Petrobras forma 300 jovens na Bahia
Programa promove a qualificação em 12 cidades do estado  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 24/04/2012, às 20h36   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA) - que promove a qualificação do jovem para o mercado de trabalho e possibilita o acesso à educação e à cidadania - encerrou hoje (24/4) a segunda edição, abrangendo o período de 2010 a 2012. A solenidade foi realizada no Espaço Unique e contou com a participação de diversas autoridades como o secretário estadual de Planejamento, José Sérgio Gabrielli e do Diretor Corporativo e de Serviços da Petrobras, José Eduardo Dutra.

Ao final desta edição, 340 jovens concluíram o curso de aprendizagem, realizando 460 horas de formação para a cidadania nas instituições sociais parceiras, 532 horas de curso de iniciação profissional no Senai e 1.080 horas de vivência profissional nas instalações da Petrobras. O Programa tem duração de 24 meses, oferecendo salário mínimo integral, vale transporte e refeição, 13º salário, e férias aos aprendizes de 12 cidades baianas: Alagoinhas, Araçás, Camaçari, Candeias, Cardeal da Silva, Catu, Entre Rios, Madre de Deus, Pojuca, Salvador, São Francisco do Conde e São Sebastião do Passe.

Todos os aprendizes que participam do programa têm suas carteiras de trabalho assinadas, recebendo um salário mínimo, 13º salário, vale-transporte, vale-alimentação, férias, FGTS e Previdência Social. A jornada de trabalho é de 4 horas, de segunda a sexta-feira. Durante o primeiro ano do Programa, a preparação dos jovens é voltada para a cidadania e qualificação profissional.

No segundo ano, eles participam de uma vivência dentro das instalações da Petrobras. O curso abrange informações sobre qualidade de vida, meio ambiente, direitos humanos, entre outras, e, para a qualificação, as opções são Manutenção Mecânica, Eletricidade Industrial, Montador de Andaimes, Edificações, Pintura Industrial, Isolador Térmico, Soldagem, Suporte a Rede de Computadores e Auxiliar Administrativo.

A formação para cidadania é desenvolvida através de parcerias com a Fundação José Carvalho, no interior do Estado, e com a Acopamec – Associação das Comunidades Paroquiais de Mata Escura e Calabetão, em Salvador. Para o curso de qualificação profissional, a parceria é com o SENAI. Para participar do programa na Petrobras, os jovens devem ter entre 16 e 22 anos, estar cursando ensino médio na rede pública de ensino (com freqência comprovada), não ter exercido atividade remunerada com carteira assinada até o momento da inscrição e, ainda, atender aos critérios de vulnerabilidade social exigidos em edital.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp